Com o nível do Rio do Sinos em 4,92m São Leopoldo entra no status de alerta e prefeito Vanazzi convoca reunião emergencial para as 14h30 deste domingo para avaliação das ações previstas no Plano de Contingência. Entre as ações, preparatória para uma eventual necessidade de alertar as comunidades próximas aos pontos de alagamentos e/ou remoção de famílias desabrigadas, monitoramento do Rio dos Sinos, funcionamento das Casas de Bombas e deixar equipes de emergência preparadas para agir.
A Defesa Civil de São Leopoldo monitora o nível do rio e as comunidades ribeirinhas desde a madrugada de sábado (18). Às 9h30 deste domingo (19), em medição na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), instalada na rua da Praia, o nível do Rio dos Sinos registrava 4,92m, em elevação de 1cm/h. Nas últimas 24h, o Rio do Sinos teve uma elevação de 23cm. Até o momento, não há famílias desalojadas ou desabrigadas.
Pelo Plano de Contingência para Inundações (Placon), o status é de Alerta, quando começa o atingimento das ruas da Praia e das Camélias. A tendência é que o Rio dos Sinos siga em elevação em São Leopoldo, sendo monitorado pela Defesa Civil local também a montante em Campo Bom e Novo Hamburgo.
Em Campo Bom, o nível do rio na manhã deste domingo era de 7,37m em elevação de 2cm/h. Já em Taquara, a Defesa Civil registrou 8,97m, estando em elevação de aproximadamente 1,5cm/h. O grande volume de chuvas na madrugada de sábado, com seu ápice entre às 5h e 8h – choveu 60mm -, mantêm as equipes da prefeitura de São Leopoldo mobilizadas.
.