Defesa Civil do Estado alerta para chuvas intensas em todo o RS ao longo da semana

Publicado em:

A Defesa Civil estadual alerta para a ocorrência de temporais em todo o Rio Grande do Sul ao longo desta semana. Entre 13 e 17 de novembro, o Estado vai continuar registrando chuvas persistentes e volumosas, como ocorreu no fim de semana. Em razão disso, as equipes do Centro de Operações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e a Sala de Situação do Estado seguem monitorando as condições do tempo.

A meteorologista Cátia Valente, que atua na Sala de Situação, aponta os fatores que estão ocasionando o quadro. “Áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela umidade, sistemas de baixa pressão e fluxo de umidade que os ventos do Quadrante Norte em altitude trazem para o Rio Grande do Sul favorecem a formação de muita instabilidade, trazendo chuvas volumosas para o Estado”, explica.

As precipitações ocorrem, nesta segunda-feira (13), em todas as regiões do Estado. São esperadas chuvas intensas em áreas da metade Norte, das Missões, do Centro, dos Vales e da Região Metropolitana de Porto Alegre. Além disso, não se descarta a ocorrência de rajadas intensas de vento e a queda de granizo.

Na terça-feira (14), as chuvas vão ficar mais restritas à metade norte do RS, abrangendo Fronteira Oeste, Missões, Norte, Região dos Vales, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana. Todas essas áreas terão volumes de chuvas bastante expressivos, que podem passar dos 100 milímetros acumulados ao longo do dia.

A persistência de uma região de baixa pressão, juntamente do fluxo de umidade, favorecem, na quarta-feira (15), os temporais com chuva pontualmente forte, eventual queda de granizo e rajadas de vento na Metade Norte, nos Vales, na Região Metropolitana e no Litoral Norte.

A tendência é que as precipitações ganhem intensidade na quinta (16) e na sexta (17). Ao longo da semana, os volumes podem ultrapassar 300 milímetros acumulados, mantendo as condições de chuvas fortes e persistentes.

Deve ocorrer a elevação de nível dos rios, principalmente na região da Fronteira Oeste, da Faixa Norte e do Centro do Estado, e a manutenção dos níveis ainda acima da cota de inundação do rio Uruguai, entre São Borja e Uruguaiana.

Até o momento, foram reportadas, pelas Defesas Civis municipais, ocorrências em Santo Antônio da Patrulha, Cachoeira do Sul e Nova Santa Rita. Segundo a Defesa Civil do Estado, esses municípios ainda estão contabilizando os danos.

Em caso de emergência, deve-se ligar para os telefones 193 e 190.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, será bloqueada a partir das 20h deste sábado

Com a previsão de alto volume de chuva para...

“A democracia sem mulheres é uma democracia mutilada”, Sandra Grohe

Na a 6ª Conferência Municipal de Políticas Para as...

Estreia neste sábado pela manhã o Master 60 anos do time do Rio Branco de São Leopoldo

A família do time do Rio Branco segue crescendo....

OPERAÇÃO PEDÁGIO: Polícia prende 14 criminosos que extorquiam donos de revendas de veículos no Vale do Sinos

Quatorze pessoas foram presas pela Polícia Civil pelo crime...