Neste sábado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), realizou uma audiência pública para Atualização do Programa de Áreas Protegidas. O encontro ocorreu no Museu do Rio e o tema abordado foi “Vegetação do Município de São Leopoldo”.
Na audiência, foi discutida a revisão do plano de áreas protegidas, com foco na atualização do mapa da vegetação de Leopoldo. Em colaboração com a comunidade, foram conduzidas três oficinas temáticas do Programa de Preservação Hídrica e das Sub-bacias (Pró-Arroios), com 30 visitas técnicas realizadas de abril a outubro.
“Estamos promovendo esta audiência de hoje visando integrar ainda mais a comunidade no nosso trabalho e apresentando os nossos resultados obtidos até o momento. Recentemente, implementamos o IPTU Verde como um benefício tributário para incentivar a utilização de práticas sustentáveis por parte da população, como forma de qualificar a preservação na nossa cidade. Nossa abordagem tem gerado interesse em diversas partes do Rio Grande do Sul e além. Na Secretaria, seguimos critérios rigorosos de licenciamento ambiental para expandir a cidade, mantendo nosso compromisso com a preservação”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter.
O evento foi ministrado pelo Coordenador do Departamento de Áreas Protegidas e Parques Ambientais (Deappa), Darci Zanini. “Na audiência de hoje, apresentamos os resultados desse esforço colaborativo nas visitas técnicas, que envolveram tanto membros da comunidade quanto técnicos da Semmam e da prefeitura”, explicou Zanini.