Neste sábado acontece a formatura da 1ª turma do curso de Medicina da Unisinos. São 55 novos médicos que começam atuar imediatamente e também já farão as provas para ingressar em residências.
Será a primeira turma de formando, após a universidade passar por várias etapas. O curso de Medicina da Unisinos foi aprovado pelo Ministério da Educação em 2016 e às aulas iniciaram em 2017.
A coordenadora do curso de Medicina, Claudia Stadtlober, conta que, por se tratar da primeira turma, essa formatura tem um significado muito grande e, lembra de todo o percurso seguido, organizando o curso, preparando os espaços, fazendo parcerias e desenvolvendo corpo docente. “São alunos, logo egressos, que são diferenciados por uma formação com forte base tecnológica, conhecimento técnico qualificado e tudo isso alicerçado no atendimento humanizado”, completa.
EXPERIÊNCIAS
Um dos hospitais que os estudantes fizeram seus estágios foi o Dom João Becker, de Gravataí, e o médico Antonio Weston, conta que o crescimento da turma de formandos foi muito intenso ao longo de todo o curso. “Serão grandes profissionais, engajados no mercado de trabalho e preparados para todos os desafios que vierem pela frente. Estão de parabéns, assim como o a Unisinos pela formação dos novos médicos”, completa Antonio.
Já a médica e membro da Diretoria da Atenção Básica, Lisiane Bitencourt, destaca a parceria de longo prazo entre Unisinos e Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, fazendo com que os novos médicos tenham um amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde e de toda a rede assistencial. “Os médicos formados terão um diferencial em função do percurso do curso que, desde o início, valoriza o conhecimento sobre o paciente e suas relações, escuta ativa e qualificada, além do conhecimento técnico, com acesso a novas tecnologias”, afirma a médica.