Após a instalação da válvula na adutora da Avenida Imperatriz, agora as equipes do Semae trabalham na construção de uma caixa de alvenaria no local. A base da estrutura ficou pronta nesta terça-feira (8), e o restante deverá ser concluído até o final de semana.
A caixa terá medida interna de 5,20 x 1,70 e externas de 5,60 x 2,10 e é feita de pedra grês. Esta parte da obra não causará desabastecimento, mas o trânsito na avenida, no sentido centro-bairro, seguirá parcialmente interrompido até que seja possível a realização do recapeamento asfáltico.
Entenda o funcionamento da nova válvula
Na Av. Imperatriz, a adutora que abastece a Zona Sul de São Leopoldo é mais antiga e frágil, sendo a estrutura que mais rompe e por isso será trocada futuramente. No lado oposto da via, há uma segunda adutora, que abastece a Zona Norte de São Leopoldo. Assim, em possíveis rompimentos na adutora da Zona Sul, com a instalação da válvula, será possível realizar o manejo de águas, conectando as duas adutoras em um ponto que permite que o eventual reparo da adutora da Zona Sul seja feito sem a necessidade de desabastecer nenhuma região do município.
As duas adutoras são interligadas, em suas extensões, em um ponto próximo à nova válvula. O acesso ao registro para realizar as manobras será por meio de uma caixa de alvenaria com tampa de concreto, próxima à ponte do Arroio Kruze, no qual também foi instalada uma rede para expurgos.
A colocação da válvula foi concluída já na segunda-feira (7). O registro para reabastecimento dos bairros afetados pela falta d’água em decorrência da melhoria foi aberto de forma gradativa e, nesta quarta-feira (9), todos os bairros estão com o abastecimento reestabelecido. Outros registros de falta d’água devem ser comunicados ao 0800 510 2910 para que o Semae consiga atuar o mais rápido possível em um provável vazamento de rede pontual.