Tecnologia touch screen auxilia candidatos na prova teórica do DetranRS

Publicado em:

Pensando nas pessoas que têm dificuldades de manusear o mouse do computador, alguns Centros de Formação de Condutores gaúchos estão utilizando monitores touch screen (toque de tela) para a realização da prova teórica eletrônica. O uso da tecnologia foi autorizado pelo DetranRS na última atualização do Manual de Exames Teóricos Eletrônicos, de maio deste ano.  O toque de tela beneficia, principalmente, pessoas idosas sem muita intimidade com a tecnologia.

O CFC Via Centro, de Santa Maria, foi um dos primeiros a disponibilizar monitores touch screen e faz uma avaliação bastante positiva. “Tivemos uma adesão bem alta, porque o touch screen se assemelha ao uso do celular, que as pessoas já estão bem acostumadas. Os idosos especialmente se adaptam bem ao formato, que dispensa o uso do mouse. O aluno pode utilizar os dedos para navegar e assinalar a alternativa escolhida”, avalia o diretor-geral Rodimar Dall Agnol.

O monitor do tipo touch screen funciona com o toque diretamente sobre a resposta, sendo mais fácil para o candidato responder a prova teórica. Ela ajuda na substituição da prova impressa, que não existe mais no Estado. A extinção da prova teórica impressa reduziu o tempo de processamento e a movimentação de papel, em sintonia com a tendência de digitalização dos processos que vem sendo realizada na autarquia e no Governo do Estado como um todo.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Brigada Militar prende dois homens, apreende três fuzis, cinco pistolas e drogas no Vale dos Sinos

Três fuzis, cinco pistolas, munições, dois coletes balísticos e...

Identidade estava esquecida, apagada, misturada, dissimulada

Na escolha da corte da SL Fest/2025, sábado(28), o...

Sinos segue baixando em São Leopoldo e registra 4,37 metros no início da noite deste domingo

Apesar da chuva, cerca de 50 milímetros, o Rio...