Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo participaram de uma capacitação para uso de etilômetro. A orientação para uso dos equipamentos aos 12 agentes participantes ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), na quarta-feira, 24 de maio. A forma de operar os etilômetros foi ministrada pela representante da empresa vencedora da licitação para aquisição dos aparelhos, Sabrine Schenckel. São cinco novos aparelhos com um investimento de cerca de R$ 78 mil.
A responsável pelo treinamento abordou teoria e prática sobre o uso do equipamento aos agentes que, a partir de agora, estão capacitados a realizar os testes de alcoolemia em condutores de veículo, destacou a secretária da Semusp, Giselda Matheus.”A capacitação é necessária, pois é um modelo de etilômetro diferente dos que a GCM possui atualmente. Além de serem mais modernos, os aparelhos possuem a opção do teste ativo e passivo. No modo ativo é necessário soprar no bocal do aparelho. Na forma passiva ele detecta a presença de álcool na atmosfera e avisa que a pessoa está alcoolizada. Sendo utilizado nas operações a opção do teste passivo será muito mais rápida a verificação do condutor que possa estar alcoolizado. Também vai auxiliar na triagem rápida e liberação do condutor abordado.
O diretor de Trânsito da GCM, Cláudio Dumom, ressaltou que o treinamento é imortante para qualificar as operações da Balada Segura. “Através deste treinamento conseguiremos melhores resultados para reduzir a alcoolemia. A Balada Segura é uma operação fundamental, que evita muitas tragédias e salva muitas vidas. Com estes aparelhos podemos verificar se o condutor bebeu antes de assumir o volante. A punição para este tipo de infração é alta justamente porque se trata da segurança de todos”, destacou.
Penalidades para quem for flagrado dirigindo embriagado
O valor da multa para quem dirige sob efeito de álcool é de R$ 2.934,70. No entanto, se houver reincidência, o valor é dobrado. De acordo com o artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), para essa infração, também está prevista a suspensão do direito de dirigir por um ano. Nesses casos, o motorista terá que realizar o Curso de Reciclagem, ser aprovado na avaliação teórica ao final do curso e pagar a multa. Apenas assim, e após cumprido todo o prazo de suspensão, é que se recupera o direito de dirigir.
Se o motorista reincidir nessa infração, ou seja, caso cometa a infração de dirigir embriagado novamente em menos de um ano, a penalidade é ainda mais dura. Para essas situações, está prevista a cassação do direito de dirigir. Já a Lei 13.546, de 2017, diz que se o condutor estiver alcoolizado e se envolver em acidente de trânsito, causando a morte de alguém, poderá ser preso. Afinal, se trata de um crime de trânsito. A pena prevista é de 5 a 8 anos de detenção.