As vésperas do feriado, a sessão de hoje (20), na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, será tensa e de muita expectativa. Conforme disse o presidente Marcelo Dentinho (PTB), na terça-feira (18), a Comissão Processante contra o vereador Rafael Souza (PDT) será instalada hoje, quando também deverá ocorrer a nomeação dos integrantes. Mas além disso, o pedido da oposição para instalação da CPI da Saúde estará no centro dos debates. O sentimento nos bastidores da oposição é de poucas chances de conseguir a quinta assinatura, número necessário para que a CPI saia do papel. Até agora, os vereadores Gabriel Dias (Cidadania), Falcão (MDB), Hitler Pederssetti (UB) e Thiago Silveira (sem partido) são favoráveis à CPI.
Reação
Outro assunto dos bastidores é a reação do vereador Rafael Souza diante da Comissão Processante que será instaurada pela Mesa Diretora, ou seja, todos governistas assim como ele. Thiago Silveira começou a reagir contra o governo na sessão de terça-feira ao anunciar sua assinatura na CPI da Saúde. Lembrando que Rafael Souza está afastado do exercício no Legislativo.
André Lemke no OP
O pedetista André Lemke, há mais de 20 anos assessor direto da vereadora Iara Cardoso (PDT), é o novo titular do Orçamento Participativo (OP). Assim como a maioria dos secretários anunciados nos últimos dias o trabalho vigora a partir de hoje (20) enquanto a posse será marcada nos próximos dias. André vai ocupar a função de Angélica Azevedo que deverá permanecer no governo Vanazzi, falta definir em qual espaço.
Gestão pública
André Lemke, 42 anos, pós graduando em administração estratégica, formando em gestão pública, já passou pela direção do Legislativo por duas vezes, diretor adjunto do Iaps, atualmente chefe de gabinete parlamentar da vereadora Iara Cardoso.