Ciclovia na avenida Imperatriz será totalmente revitalizada

Publicado em:

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) está revitalizando a ciclovia da avenida Imperatriz Leopoldina, no bairro São José. A limpeza da via já foi feita e estão sendo retirados os segregadores de tráfego, que serão trocados por tachões menores e refletivos, a fim demarcar o espaço com mais visibilidade para dar mais segurança aos ciclistas e pedestres que transitam nesta via, além de incentivar o uso da bicicleta no meio urbano.

Além disso, no trecho da ciclovia, que tem 3,2 km, será renovada a sinalização viária, tanto com placas quanto no asfalto, e pintura da pista com a cor vermelha, própria das ciclovias e que também destaca o trecho, auxiliando na visibilidade. As novas marcações começarão a ser implementadas no dia 3 de abril, com previsão de conclusão das obras em 10 dias.

A demanda por essa melhoria foi apontada pelo CicloSinos, uma associação privada, criada por ciclistas leopoldenses com foco no incentivo e qualificação dos espaços para utilização da bicicleta dentro do sistema viário. O CicloSinos também faz parte do conselho de mobilidade urbana do município e representa a classe dos ciclistas junto ao poder público.

O presidente da associação, André Marka, destacou o diálogo com a Prefeitura. “Nós alertamos sobre esse trecho há bastante tempo, especialmente por conta dos tachões que não eram adequados e que já causaram acidentes. Recebemos reclamações dos ciclistas e repassamos para o poder público. A Prefeitura entendeu a gravidade da situação e agora vamos ter essa uma ciclovia moderna e segura, seguindo as normas internacionais de modais cicloviários. Sempre tivemos essa abertura porque a Prefeitura confia no nosso trabalho, na nossa experiência e justamente na proximidade que temos com os ciclistas”, explicou.

Até agora, São Leopoldo conta com 11 km de trecho apropriado para o trânsito de bicicletas, distribuídos nas seguintes vias:

  • Av. Imperatriz Leopoldina – 3,2 km
  • Estrada do Horto – 1,7 km
  • Av. Mauá – 1,75 km
  • Av. João Corrêa – 1,6 km
  • Av. Dom João Becker – 1,3 km
  • Arroio Kruse – 1,1 km
  • Rua da Praia – 0,35 km

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

São Léo Moving desta terça-feira arrecadará leites para o Lar São Francisco de Assis

A edição desta terça-feira (17) do São Léo Moving,...

Emoção e saudades na inauguração da Sala de Tomografia Idio Goeht, na Oncologia Centenário

A inauguração da sala de tomografia na oncologia Centenário,...

Tenente-Coronel Silva Bueno deixará o comando do 25º BPM

Após 1 anos a frente do 25º Batalhão de...

Apesar das obras, mortes e colisões na BR-116 em São Leopoldo seguem em alta

Após mais um triste episódio envolvendo uma morte na...