POR SÔNIA BETTINELLI: Pró-Sinos em novo endereço, mas com a mesma proposta há 16 anos

Publicado em:

Dezesseis anos após a criação o Consórcio Pró-Sinos para recuperação ambiental da Bacia do Rio dos Sinos, agora a nova sede é em Esteio, um dos 28 municípios parceiros na proposta de garantir água de qualidade para milhões de pessoas. O mais interessante desses 16 anos de atuação é o trabalho conjunto, independente de ideologia ou sigla partidária, reforçada agora com a sede em Esteio. Aliás, Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio e atual presidente do Consórcio passará o cargo para o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues (PP). Quem acompanha a história do consórcio é testemunha de muito esforço dos prefeitos na busca de recursos para executar os projetos e ações que envolvem desde a educação ambiental até serviços e estudos para evitar a ocupação desordenada em áreas de banhado, assim como a especulação imobiliária que enxerga as áreas dos 28 municípios como espaço de lucro para instalação ds empresas e até de condomínios residenciais.

Diretoria da Fundação de Saúde

Quem será a primeira diretoria da Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo? Ontem, no Berlinda News Entrevista, a secretária de saúde do município, Paula SIlva, não revelou nomes. Disse apenas que o presidente, ou a presidente, será indicação do prefeito Ary Vanazzi. Serão dois anos no comando, ou seja, independente de quem vencer as eleições em 2024, o comando será o mesmo da FMS.

Estatuto

Ainda segundo a secretária, o estatuto da nova autarquia está sendo finalizado. Após segue para registro nos órgãos fiscais responsáveis. O rito é o mesmo de uma abertura de empresa.

Sede própria

Por enquanto a Fundação não terá uma sede própria, o local do endereço será na sede do IAPS. Segundo Paula Silva, como serão poucas pessoas trabalhando neste início, a direção ficará em uma das salas do Instituto, que fica na Avenida João Corrêa.

Sindisaúde Vale dos Sinos

O presidente do Sindisaúde Vale dos Sinos, Andrei Rex, está otimista em relação a Fundação no município. A única ressalva é o cuidado de não tirar pessoas pessoas dos seus postos para compor outras funções. Segundo Rex, isso ocorreu em outros municípios.  Aí cobre um lado, descobre o outro. No mais o presidente disse que a Fundação deve valorizar o trabalhador da saúde, principalmente porque o regime será CLT.

Geison Freitas no Berlinda

Nesta quinta-feira, no último Berlinda News Entrevista do Ano, o convidado é Geison Freitas. Diretor do Semae e presidente do PDT leopoldense. Será a primeira entrevista de Freitas, após o caso envolvendo vereador, secretário e o diretor adjunto do Semae, que são do seu partido.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Morre na noite desta sexta-feira, aos 90 anos, o jornalista leopoldense Ruy Carlos Ostermann

O jornalismo leopoldense, gaúcho e nacional estão de luto....

Rede Estadual abre período de matrículas para Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que estão...

Unidade Móvel de Vacina estará no bairro Santos Dumont neste sábado

A comunidade do bairro Santos Dumont terá mais uma...

Defesa Civil do Estado alerta sobre risco meteorológico para o final de semana

O Centro do Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza...