Em função dos anos de pandemia, a fila de espera por consultas de neuro-pediatria e exames de tomografias e ressonâncias cresceu em Dois Irmãos.
Conforme classificação do SUS, este tipo de serviço é de média complexidade, ou seja, é de responsabilidade do governo do Estado. Apesar disso, o governo Municipal decidiu não esperar e agir, contratando mais especialistas por meio do consórcio público CP Sinos, da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS).
“Estamos realizando uma força tarefa com o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes que aguardam a tanto tempo na fila de espera”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Nilton Tavares.
Já de acordo com o Prefeito Jerri Meneghetti, outras especialidades devem ser contempladas nós próximos meses. “Embora seja uma responsabilidade do Governo Estadual, é necessário este investimento para que nossos pacientes tenham acesso ao diagnóstico e tratamento. Na medida do possível, vamos avançar em outras especialidades nos próximos meses, contemplando o maior número de pacientes possível.”
Quem está nesta fila, não precisará fazer nada. Conforme a Secretaria de Saúde do município, os profissionais farão contato com os pacientes da lista de espera para agendar a consulta ou exame, seguindo a ordem de prioridade que já foi classificada pela regulação estadual.