R$ 3,5 milhões. Este é o valor que a Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) e o Hospital Centenário investirão em exames, consultas e cirurgias durante dez meses. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14), no Centro Administrativo da cidade.
Denominado como Nova Saúde São Léo Atende Mais, o mutirão proporcionará à uma parcela da população, 1.427 procedimentos nas áreas de oftalmologia, cirurgia geral, ginecologia e urologia; 5.040 consultas de neuropediatria, ortopedista e cardiologista; e 900 exames de endoscopia digestiva e colonoscopia. Os atendimentos já é para começar neste final de semana.
“Estamos vivendo um momento especial. É um número expressivo: R$ 3,5 milhões, fruto de recursos próprios e de articulações”, ressaltou o prefeito Ary Vanazzi citando o governo do Estado e emendas parlamentares que junto com os recursos do governo municipal farão com que o mutirão na saúde leopoldense aconteça. Apesar disso, Vanazzi não deixou de destacar que ainda é preciso depender de emendas para realizar ações básicas e importantes como esta.
“Não é possível que a gente dependa dessas verbas. O certo é que tivéssemos um programa de governo, uma política nacional séria, um processo contínuo, que desse perspectiva para as pessoas e garantia para o município trabalhar. Esse é o nosso desafio: organizar uma saúde pública capaz de atender a todos.”
A secretária da Saúde Paula Silva, durante o anúncio, explicou como funciona o Nova Saúde São Léo, lançado no início do ano. “É um programa estruturante da saúde que diz a parte de obras, qualificação de atendimentos, da gestão e ampliação do acesso. Dentro dele, temos um eixo chamado Atende Mais para a questão da atenção especializada. Hoje é um dia importante, que reduzirá significativamente a fila de espera.”
A presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, destacou a capacidade estrutural e também dos funcionários do Hospital Centenário. “O hospital vem abraçando seu espaço. Mesmo com o Estado muitas vezes não assumindo seu papel na questão financeira, mesmo o governo federal não entendendo a importância desses projetos de atendimento, das cirurgias de média complexidade, o município abraçou a necessidade da população para fazer essas ações acontecerem”, afirmou. Lilian que lembrou que os demais serviços continuarão a ser prestados de forma paralela ao mutirão.
Cirurgias de catarata iniciam no sábado
Dentre as cirurgias anunciadas no mutirão estão as de catarata, que a partir de agora não serão mais realizadas no município de Igrejinha e sim no Hospital Centenário. Neste sábado (17), já serão realizados os primeiros procedimentos. Serão mais de 60 procedimentos previstos para serem realizados ainda no mês de setembro.