Na segunda-feira (8), a população em situação de rua de São Leopoldo recebeu o projeto da unidade móvel para testagem rápida de doenças como HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A unidade móvel foi posicionada na Praça Vinte de Setembro, popularmente conhecida como Praça da Biblioteca. O projeto em parceria com o estado do Rio Grande do Sul e com a Unisinos, faz parte de uma pesquisa da instituição de ensino.
As pessoas receberam oficinas que falavam sobre tuberculose e HIV, os pontos abordados foram a prevenção e os cuidados para evitar as doenças. A ação foi destinada ao público de maior vulnerabilidade. Foram oferecidos lanches para as pessoas em situação de rua.
Fabiana Ferreira Dos Santos, coordenadora da Unidade Móvel de testes, contou como começou o projeto. “Nos temos três serviços em Porto Alegre e um em Viamão, inicialmente tínhamos o intuito de buscar as pessoas em situação com aids e sem tratamento. Com a evolução deste trabalho vimos a necessidade de inserir uma unidade móvel, para viabilizar o teste para pessoas em situação de maior vulnerabilidade e que não estão indo às unidades básicas de saúde.”
Fabiana, também falou da oportunidade que o projeto possibilita. “Projeto vai em municípios da região metropolitana, para que os outros municípios também tenham a oportunidade de testagem e de poder marcar horários para buscar o tratamento.”