A reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGi-M) ocorreu nesta sexta-feira (24) na São Leopoldo Fest. Na pauta do encontro, a cúpula de segurança do município tratou sobre a situação de cavalos soltos nas vias municipais, estaduais e federais, e casos de violência nas escolas estaduais.
Durante o ano de 2022 o município de São Leopoldo vem enfrentando problemas diariamente com equinos soltos nas vias da cidade. Já foram apreendidos/recolhidos 29 cavalos neste ano, sendo que de 288 ocorrências envolvendo animais, 119 foram com cavalos. A reunião serviu para tratar de estratégias e processos burocráticos para resolução do problema.
Também foi discutida a integração entre as forças de seguranças para diminuir a violência nas escolas estaduais de São Leopoldo como: inserções de mais programas de conscientização e conversas nas salas de aula das escolas.
A secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), Giselda Matheus, avalia que a reunião foi muito produtiva. “A união entre as forças de segurança facilita a execução de trabalhos integrados. Tivemos alguns encaminhamentos sobre a segurança nas escolas estaduais e municipais em conjunto da Guarda Municipal e Brigada Militar. E também debatemos a melhor forma de diminuir os números de cavalos soltos nas vias da cidade”, completou Giselda.
Na reunião também foi realizada uma homenagem pelo aniversário do 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Leopoldo, instalado no dia 20 de julho de 1998 na cidade.
Estiveram presentes na reunião o diretor da Guarda Civil Municipal (GCM) José Carlos Pedrozo; o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges; o comandante do 25º BPM, o comandante do 25º BPM major Alexsandro Goi; o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guilherme Gusmão, e o Delegado da Polícia, Ivair Mattos Santos.