No dia 18 de junho, a unidade de Bombeiro Civil de São Leopoldo fará o segundo seminário para qualificação de bombeiro civil, profissão reconhecida pela Lei Federal nº 11.901 de 2009. No Berlinda News Entrevista de hoje (23), Marcelo Rinka, destacou a necessidade de qualificação permanente dos profissionais, assim como a atuação. “Podemos prestar serviço na iniciativa privada, seja por cursos ou por exemplo, atuar em eventos de porte médio. Também podemos trabalhar em eventos públicos, uma SL Fest, por contrato com a produtora responsável”, exemplificou.
Rinka está desenvolvendo um projeto para levar instruções e primeiros socorros nas escolas, baseado na Lei Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar e os professores que acompanhavam não sabiam como agir. “Na próxima semana faremos isso com 28 turmas de uma escola em Novo Hamburgo. Objetivo é capacitar professores e funcionários para agir em momentos de engasgo”, diz Rinka.
Com uma boneca, Rinka mostrou durante o programa, como desengasgar uma criança com a manobra de Heimlich, considerado o melhor método de desobstrução de vias aéreas, fácil de fazer que faz parte de todos os treinamentos. “É muito importante que os pais saibam fazer isso”, recomenda.
Ouça o programa na íntegra