Amanhã (9) tem cinema, pipoca, refrigerante e cachorro quente, na Associação de Moradores da Vila Paim, na rua Homero Batista, 97, com sessões às 16 e 18 horas. O programa perfeito para uma tarde de sábado envolve gratidão, solidariedade e sentimento de coletividade que nasceu no final de 2018 por iniciativa de Denis Azevedo Rosa, 35 anos, segurança e pai de uma menina de 5 anos que adora cinema. Assim nasceu o Cine Comunitário no bairro Cohab Duque na zona Sul de São Leopoldo. No Cultura Capilé de hoje (8), Denis falou sobre a exibição do clássico Rei Leão, com uma atração especial: a presença personagem Leonel ,o Leão, numa parceria com o Mundo Animal.
Primeira sessão
“Na verdade, a ideia é do meu amigo de infância Geomar Werle. Ele tinha esse projeto, aí comprei um retroprojetor e comecei. A primeira sessão no dia 12 de outubro de 2018, na Cohab/Duque, na entrada da Justo, em uma igreja. Mais tarde, junto com o Fábio Simplicio, a ideia era levar na Ocupação, mas veio a pandemia.”
Final de 2021
“No final de 2021 fizemos mais uma sessão e amanhã (9) vamos para a Paim. Tenho pessoas que me apoiam para comprar os lanches. Para o retroprojetor tive patrocínio. Agora estou me planejando para comprar um retroprojetor inflável para exibição ao ar livre.”
Uma vez
“Eu, Denis criança fui uma vez no cinema e não vou dizer que foi por falta de dinheiro, inclusive porque tinha o Cartão Cultura. Simplesmente não me atraía. Hoje vejo a alegria das crianças e as famílias, isso é demais.”
Na comunidade
“Me criei na Cohab/Duque com o pessoal da Justo e sempre me envolvi com ações da comunidade. Inclusive no domingo de Páscoa, eu e o Fábio estamos organizando a sessão com entrega de cestinhas de páscoa para a criançada.”
Pelas comunidades
“Quem quiser levar o Cine Comunitário é só me chamar 51985921879. Os vereadores Falcão e Gabriel Dias já me procuraram para agendar. E as sessões de amanhã, foram agendas pelo vereador Lemos e seu grupo.”