Se você é um dos 68 milhões de brasileiros que mora em condomínio vertical ou horizontal certamente já teve dúvida sobre o que é permitido na convivência coletiva. Mais que dúvida, já reclamou de alguém ou reclamaram de você para o síndico. Afinal é possível uma convivência tranquila e com serviços de qualidade?
“O condomínio pode ser comparado a uma empresa, tem CNPJ e presta serviços para muitas pessoas, ou seja, precisa de gestão qualificada. Esse é o papel do síndico profissional”, definiu Fábio Quintanilha, especialista da empresa @sindicosdevalor, hoje (22), no Berlinda News Entrevista. Também participou do programa Francieli Santos da Bessed Facilites prestadora de serviços de manutenção e portaria para condomínios e empresas, de Cachoeirinha com filial em São Leopoldo.
Sobre o papel do síndico profissional, Quintanilha diz que é fundamental o síndico estar atualizado com todas as esferas da legislação para ter segurança em suas decisões. Confira algumas dicas do especialista Quintanilha.
A convenção do condomínio pode proibir pet?
“A convenção do condomínio, assim como qualquer outra normativa não pode prevalecer sobre legislações hierarquicamente superiores. Portanto, antes da convenção condominial existe a Constituição Federal, as leis do Estado, do Município e depois a convenção. Se uma das legislações superiores permitir pet essa é que vale.”
Síndico profissional atende 24 horas?
“O síndico profissional é um gestor. Ele vai atender em qualquer horário. Mas como gestor ele vai contratar boas empresas que vão prestar um serviço de qualidade. Se estourar o cano de um apto na madrugada, ele vai acionar a empresa competente.
É o síndico que resolve infiltração entre apartamentos?
“De regra geral, que precisa resolver são os proprietários, o prejudicado e o dono do apartamento que está provocando o problema. O síndico deve chamar os dois para uma conversa, mediar o diálogo, mas a decisão e principalmente a solução é entre os moradores. O síndico só irá atuar se for um vicio oculto, por exemplo, durante a construção, um cano ficou mal instalado e começou a dar problema anos depois.”
Qual a maior reclamação em condomínio?
“Barulho fora de hora, é uma coisa que segue independente das tecnologias implantadas para serviço de portaria, câmeras, entre outros.”
Blessed Facilite/www.blessedfacilities.com.br
Rua 1° de março, 88, Centro de São Leopoldo
@sindicosdevalor/Fábio Quintanilha
Ouça o programa completo
Amanhã, 23, Fábio Quintanilha, será o palestrante do evento : “As tendências para o mercado condominial em 2022”, às 17 horas, no Spazio Allegro, bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A promoção é da Blessed Facilite.