Diante da nova onda de contágio por conta da variante Ômicron da Covid-19, diversas medidas vêm sendo adotadas na ampliação de acesso aos serviços de saúde da população, bem como da necessidade de frear o avanço da pandemia. Nesse contexto, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi reuniu o Comitê Municipal de Atenção à Covid-19, instância paritária do governo e da sociedade civil de São Leopoldo, para informar ao conjunto dos integrantes as medidas que a administração vem realizando como forma de ampliar os serviços de saúde.
Uma das definições do Comitê, além do reforço efetivo no processo de orientação e fiscalização, diz respeito a inclusão no decreto de restrição de entrada de no máximo duas pessoas por famílias nos supermercados e similares, como forma de evitar aglomerações, sem trazer nenhum impacto na economia e reduzindo a circulação de pessoas sem necessidade. Além disso, a exigência de comprovante de vacinação em atividades que se assemelham a da realizada por casa de festas, como por exemplo um restaurante que tenha pista de dança em evento particular, passa a ter as mesmas exigências.
O prefeito Ary Vanazzi, acompanhado de secretários municipais, e dos demais membros que compõem o Comitê destacou o esforço no enfrentamento da variante ômicron. “Os dados trazem preocupação, com uma variante que traz contaminação em massa. A vacina tem mostrado resultado e tem nos protegido muito”, disse. “Precisamos retomar o diálogo com as pessoas e o setor empresarial para que sejam retomados os cuidados, através de uma campanha de conscientização. As empresas e o comércio pedindo vacinação aos funcionários ajudaria muito na contenção do vírus. O sucesso de São Leopoldo nesta pandemia se deu pela força de trabalho e de diálogo”, finalizou o prefeito.
A próxima reunião do Comitê ficou agendada para a próxima segunda-feira, 31 de janeiro, às 11h.