Gestor de uma das principais pastas para o desenvolvimento da cidade – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turistico e Tecnológico – a Sedettec, Juliano Maciel, encerra 2021 com projetos em execução e visibilidade por sua gestão e convicto sobre o potencial desenvolvimento, mas sem tirar o foco da urgência para modernizar o processo de licenças, alvarás e demais serviços que hoje, ainda, dependem da documentação física e paciência dos contribuintes e empreendedores. Já em relação à programação natalina e cultural, a Vila de Natal, na praça da Biblioteca é sucesso todas as noites, disse o secretário em entrevista ao Berlinda News desta terça-feira (21)
Vila de Natal
“Em 2022 temos a obrigação de fazer melhor. Em 2021, o planejamento e a captação de parceiros foi na correria por conta da pandemia. Até agosto, sequer havia a possibilidade de uma programação com público. Em outubro, quando tivemos uma reabertura maior, conversamos com patrocinadores como a Stihl, Taurus, Sindimetal, Orbenk, Klein Ville, Art Produções, Sepat e o Semae que viabilizaram o evento da Vila de Natal. Com isso, demos nosso sinal para a cidade que queremos tornar o Natal de São Leopoldo um evento maior no próximos anos. O Semae Cultural pelos 50 da autarquia levaram grandes shows e artistas da cidade.”
Modernização do sistema virtual
“Aqui na Berlinda disse que queria implantar o alvará digital em dois meses. Infelizmente não conseguimos. Quando começamos a implantar, percebemos que não tínhamos condições técnicas de receber tudo por e-mail. Agora com investimento na modernização, que o prefeito Vanazzi é favorável e cobra isso, e com o Sebrae com a Cidade Empreendedora vamos fazer a implantação para que a população resolva de maneira virtual, o que beneficiará o servidor que não precisará de tanta papelada.
Revitalização da Independência
“Em linha geral, o projeto é resolver a poluição visual das fachadas, trocar a tubulação do Semae. Tudo vai começar pela nossa capacidade de diálogo com todos os setores e população envolvida. Será uma obra grande que vai gerar transtornos e certamente não agradará 100%, mas é para avançar.”
Programa 3 Mil Talentos TI
“Trazer o Tecnosinos para o cotidiano da cidade é um projeto de antigo. Deixamos o discurso de lado, que a cidade não tem profissionais qualificados para as vagas no parque e colocamos em prática o programa que nos orgulha muito e que irá até 2024. Serão três mil bolsas completamente gratuitas, dois milhões de recursos investidos pela Prefeitura.”
“Nossos planejamentos para o natal de 2021 foram atrasados por conta da pandemia. Em outubro, quando tivemos uma reabertura maior, conversamos com patrocinadores como a Stihl e a Taurus, que viabilizaram o evento da Vila de Natal. Com isso, demos nosso sinal para a cidade que queremos tornar o natal de São Leopoldo um evento maior no próximos anos.”
Ouça abaixo a entrevista completa