Secretaria de Educação de São Leopoldo realiza busca ativa na Vila Brás

Publicado em:

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou a segunda busca ativa do ano na quinta-feira, 9 de dezembro. A atividade ocorreu na Tenda da Resistência, na Ocupação Steigleder. Foi a segunda rodada realizada neste ano, após o período de suspensão devido à pandemia. O objetivo é auxiliar as crianças e os adolescentes que estão sem escola para 2022, além de oferecer ajuda à comunidade em outras áreas.

Foi realizada através da Central de Matrículas e da Diretoria de Tecnologia para a Educação (DTE) a inscrição e cadastro das crianças de quatro e cinco anos, e as que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental. Para os beneficiários do Bolsa Família foi feita a verificação do Cadastro Único e as pessoas receberam orientações  e a pesagem para crianças e mulheres.

Houve também o cadastramento para os interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Nordeste e do Conselho Tutelar de São Leopoldo estiveram presentes também, prestando atendimento às famílias. As conselheiras explicaram que a ideia é dar apoio e orientação, tanto na organização familiar quanto no que se refere às questões escolares e também informar questões como horário de atendimento.

A equipe da Busca Ativa Escolar, que é uma busca diferente, realizada por outro setor da Smed, esteve circulando pela região. O objetivo é localizar aquelas crianças e adolescentes que estão matriculados nas escolas, mas por algum motivo não estão comparecendo às aulas, a fim de prevenir a evasão escolar. Além disso, integrantes de escolas credenciadas do município estiveram presentes durante o evento, promovendo atividades recreativas para as crianças.

De acordo com a diretora em exercício da DTE, Fabiane Lemos, esta é uma iniciativa muito importante, desenvolvida por várias mãos e que visa auxiliar as comunidades das ocupações leopoldenses. “São Leopoldo é um dos únicos municípios do Brasil com mais de duzentos mil habitantes que realiza a busca”, frisou.

Representante da comunidade há oito anos e membro do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Cléber Martins, afirmou que há uma boa relação com a administração municipal e que essas iniciativas têm a função de amenizar problemas como a desigualdade social. “É de extrema importância, porque geralmente a periferia fica desassistida e quando essas equipes vêm aqui eles escutam as pessoas. Há uma necessidade desse tipo de ação, para dialogar e muitas vezes explicar quais são os nossos direitos, o que abre portas”, reforçou.

Ao todo foram realizadas 25 pesagens para o Bolsa Família, foram feitos 11 agendamentos com CRAS Nordeste, seis cadastros de Cadastro Único, dois agendamentos de famílias com Conselho Tutelar e 19 encaminhamentos da Central de Matrículas.

A moradora da ocupação, Teresa Schmidt, de 63 anos, estava à procura de auxílio para recolocação de sua filha na escola. “Eu tenho fé que com a ajuda do pessoal aqui, que é bem atencioso, eu vou conseguir”, explicou. Já Patrícia Oliveira, de 35 anos, compareceu para realizar a pesagem dela e da filha de 9 meses, Ágatha, e afirmou que foi bem recebida. A pesagem é feita duas vezes por ano e é um dos critérios para manutenção do benefício. “A gente compra leite. Tenho o Bolsa Família há cinco ou seis anos e sem ele íamos passar fome”, disse.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Corte da São Leopoldo Fest 2025 será escolhida neste sábado, 28

As soberanas da São Leopoldo Fest 2025 serão conhecidas...

Ricardo Silveira deixa o comando do Hospital Centenário para tratar de projetos pessoais

Ricardo Silveira não é mais o presidente do Hospital...

Museu Histórico vai comemorar os 201 anos de Imigração no dia 25 de julho

A festa pelos 201 anos da Imigração Alemã em...

São Leopoldo Fest deste ano segue gerando muitos debates na cena cultural da cidade

A realização da São Leopoldo Fest deste ano segue gerando muitos...