DICAS DA PROFESSORA CÍNTIA MACIEL II Aguenta coração: Prova do Enem começa com redação!

Publicado em:

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esta marcado para o próximo domingo, 21, terá provas objetivas de Linguagens e Ciências Humanas e prova subjetiva: a “temida” redação.

Tanto para a prova impressa, quanto para a prova digital, o tema será o mesmo e, em ambas as modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Portanto, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Vale salientar que ir bem na redação do Enem pode ser algo muito importante para o candidato e, consequentemente, refletirá numa pontuação significativa.

Uma dica preciosa é reler produções textuais de Exames anteriores. Assim como estar atento a temas que se relacionem a questões de inclusão, cidadania e ética. Isso facilita a escrita do texto.

Ter argumentos com referenciais embasam substancialmente a produção. Esses referenciais podem ser músicas, filmes, livros, notícias e documentos como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário.

Para NÃO zerar:

Para não correr o risco de zerar a nota, outra dica é reservar uma hora para fazer a redação, podendo ser logo no início da prova.

Outros pontos que podem ajudar:

  • – Atente à proposta e não fuja ao tema. Leia também os textos de apoio (motivadores).
  • – Treinar a escrita da redação é um ótimo exercício para a gestão do tempo (e da ansiedade).
  • – Respeite a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
  • – Evite cópia de textos da Prova de Redação e do Caderno de Questões.

Entendendo as características do texto

O texto dissertativo-argumentativo busca defender uma posição (tese) sobre um tema e para sustentá-lo são necessários bons argumentos.

Na prática:

  • a) Estrutura específica: introdução + desenvolvimento + conclusão;
  • b) Linguagem objetiva e impessoal: evite o uso da primeira pessoa, como: “Do meu ponto de vista”, “Na minha opinião.”;
  • c) Coerência e coesão: use de conjunções para conectar as partes do texto, tornando-o fluído e claro;
  • d) Esteja atualizado sobre dados e acontecimentos (política, meio ambiente, educação, saúde, etc).

Tirar nota máxima na redação de um Exame como esse é o objetivo de muitos jovens. Por isso, planejar seu texto, assim como as demais disciplinas, precisa de estudo e prática.

Apresente um bom repertório e demonstre domínio sobre o assunto proposto.

  • – Saiba interpretar a frase-tema;
    – Liste exemplos, referências e argumentos;
    – Organize e selecione as ideias;
    – Execute o roteiro da redação: parta para a escrita;
    – Vença o medo;
    – Controle a ansiedade;
    – Acredite no seu potencial e…
    Mande bem no Enem!

BOA PROVA!

 

PARA TER ACESSO AOS LOCAIS DAS PROVAS

É obrigatório apresentar um documento original com foto. São válidos:

  • RG;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Caso o documento oficial tenha sido roubado ou furtado, pode ser apresentado o boletim de ocorrência expedido há no máximo 90 dias.

Vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitas.

Álcool em gel

Álcool em gel será disponibilizado para o candidato higienizar as mãos no local de prova, mas ele também tem a opção de levar o seu.

Máscara extra

O uso de máscara é obrigatório e é proibida a entrada do participante sem ela por questões de segurança contra a covid-19. E, pelos mesmos motivos, o aluno pode levar máscara extra para fazer a troca durante o exame, se achar necessário.

Cartão de confirmação de inscrição

O cartão de confirmação não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o candidato leve uma via impressa. No documento, é possível conferir o endereço onde o exame será aplicado, os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como a data de cada prova.

Caneta preta

Para o Enem, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, produzida em material transparente para o preenchimento do cartão-resposta. Lápis, canetas coloridas, borracha não são permitidos.

Lanche

O candidato pode levar seu próprio lanche, se quiser.

Não é permitido

Da mesma maneira que alguns itens são obrigatórios, há também uma lista de objetos proibidos no local de aplicação durante a prova. São eles:

  • Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos – estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias