Vereadores aprovam 30 de abril como Dia Municipal da Guarda Civil Feminina de São Leopoldo

Publicado em:

A Câmara de Vereadores de São Leopoldo aprovou, na primeira votação, projeto encaminhado pelo Executivo instituindo a data de 30 de abril como Dia Municipal da Guarda Civil Feminina de São Leopoldo. Conforme o comandante da GCM, Saraiva, atualmente 19 mulheres integram a corporação de São Leopoldo. A data fará parte do Calendário Municipal de Eventos da cidade.

Em sua justificativa, o prefeito Heliomar Franco (PL) diz que: “No Brasil, o dia 30 de abril já é amplamente reconhecido como o Dia Nacional da Mulher, uma data que simboliza a luta histórica por direitos, conquistas e equidade de gênero. A escolha deste mesmo dia para instituir o Dia Municipal da Guarda Civil Feminina de São Leopoldo é estratégica e altamente simbólica, pois reforça o reconhecimento das mulheres que dedicam suas vidas à segurança da população e ao bem-estar da cidade. Essa data será uma oportunidade de celebração e valorização das mulheres na segurança pública”. 

Saiba mais 

O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, pela Lei 6.791, sancionada pelo presidente João Figueiredo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da mineira Jerônima Mesquita, em 30 de abril de 1880. Na década de 20, Jerônima, que voltava ao Brasil depois de ter vivido alguns anos na Europa, criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, conhecida como marco do feminismo brasileiro e frente da luta sufragista pelos direitos da mulher.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

São Léo Moving desta terça-feira arrecadará leites para o Lar São Francisco de Assis

A edição desta terça-feira (17) do São Léo Moving,...

Emoção e saudades na inauguração da Sala de Tomografia Idio Goeht, na Oncologia Centenário

A inauguração da sala de tomografia na oncologia Centenário,...

Tenente-Coronel Silva Bueno deixará o comando do 25º BPM

Após 1 anos a frente do 25º Batalhão de...

Apesar das obras, mortes e colisões na BR-116 em São Leopoldo seguem em alta

Após mais um triste episódio envolvendo uma morte na...