Unisinos lança Projeto de Residência em TIC 55 e serão selecionados 250 alunos para a primeira fase

Publicado em:

A Unisinos, em parceria com a empresa Brisa e com apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, está lançando o programa Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul. O projeto, viabilizado com recursos da Lei nº 8.248/1991, tem como objetivo formar profissionais qualificados em programação avançada para atender às crescentes demandas do mercado de tecnologia. Na primeira fase 250 alunos serão selecionados.

O primeiro dos três projetos previstos no programa será o edital Unisinos São Leopoldo, com inscrições abertas até dia 30 de abril. O programa abrangerá também Porto Alegre, Eldorado do Sul e outras cidades afetadas pelas enchentes de 2024, conforme critérios especificados nos editais.

Segundo Josiane Porto, representante da Unisinos no projeto, a iniciativa reforça o compromisso da universidade com a reconstrução do estado. “Por meio do programa Residência em TIC, a Unisinos pratica os seus valores institucionais ao contribuir efetivamente na recuperação das cidades gaúchas, fortemente atingidas pelas enchentes em 2024. Além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades práticas e de soft skills altamente valorizadas no mercado de trabalho, o programa impulsiona carreiras em tecnologia e impacta a produtividade e o desenvolvimento regional”, destaca.

Além da Brisa e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o programa conta com a parceria da SOFTEX e suporte do TECNOSINOS na etapa de imersão. O parque tecnológico atuará como um hub de conhecimento, conectando empresas residentes a talentos formados pelo programa e fortalecendo o ecossistema de inovação local.

Para as empresas participantes, a iniciativa representa uma oportunidade de conexão com profissionais qualificados e prontos para atuar no setor de tecnologia. Além disso, o programa fomenta o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais do mercado.

Os selecionados terão acesso a uma formação completa em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), unindo teoria e prática, além de conteúdos voltados para inovação e empreendedorismo. Contarão, ainda, com o suporte de professores e toda a estrutura da Unisinos em São Leopoldo e Porto Alegre.

Mais informações sobre inscrições e critérios de seleção estão disponíveis no site do programa.

PRIMEIRA FASE

Nesta fase, 250 alunos participam de aulas sobre Computação Básica. As aulas são 100% on-line, com o apoio de professores e monitores. Nesta fase ainda, 50 alunos com melhor desempenho na etapa de Nivelamento são classificados para a etapa de Imersão. Os alunos receberão uma bolsa mensal de R$ 1.800,00 durante 6 meses e um notebook em comodato. Ao final do curso, os alunos apresentam a solução desenvolvida a uma banca avaliadora e podem ser aprovados para o desenvolvimento de novos negócios.

Quem Pode Participar?

São elegíveis a participar do programa candidatos(as) residentes preferencialmente nas cidades de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Portão, Montenegro, Triunfo, Capela de Santana, Lajeado, Estrela, São Sebastião do Caí, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Marquês de Souza, Pareci Novo, Cruzeiro do Sul, São Jerônimo, Relvado e Porto Alegre. Graduados ou graduandos em cursos das áreas tecnológicas ou ciências exatas (engenharias, computação, física, matemática, química etc.), seja tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. Formados em cursos técnicos de nível médio em ciências exatas. Formados no ensino médio.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Feriadão tem alta demanda de atendimentos e reclamações no Hospital Centenário

Feriadão de Corpus Christi gera 634 atendimentos no Hospital Centenário, que opera a 128% de sua capacidade; moradores reclamam de demora

Agência do FGTAS/Sine São Leopoldo inicia semana com 45 vagas abertas

Motorista, padeiro, jardineiro e caseiro são algumas das mais...