O Brasil Juniors Cup entra na sua reta final com grande jogos e decisão nas três cidades sedes: São Leopoldo, Porto Alegre e Caxias do Sul. No São Leopoldo Tênis Clube as decisões foram na categoria 12 anos e Tennis Kids da Brasil Juniors Cup. O destaque foi a atleta paulista Sofia Sanson, que venceu nas simples e nas duplas da categoria 12 anos. Na final de simples, derrotou a gaúcha Valentina Britto por 6/4 6/0. Na de duplas, conquistou o título ao lado de Maria Eduarda da Costa, vencendo Elisa Lasmar e Maria Alice Fernandes por 6/4 6/3.
PORTO ALEGRE
Na Associação Leopoldina Juventil o destaque foi para Nauhany Silva. A tenista foi campeã de duplas da competição, ao lado da argentina Sol Larraya. Na decisão as atletas venceram as norte-americanas Kaitlyn Rolls e Thea Frodin por 4/6 6/1 12-10. Com o resultado, a paulista fatura o maior troféu juvenil da carreira.
A conquista também coloca o país de volta na premiação do tradicional torneio após cinco anos. Em 2020, Gustavo Heide foi campeão de duplas, ao lado do italiano Luciano Darderi. Já nas disputas femininas, Nauhany Silva encerrou um jejum de 10 anos sem título, quando Luísa Stefani foi campeã de duplas, junto da norte-americana Francesca Di Lorenzo.
Em quadra, as sul-americanas tiveram um início equilibrado e saíram atrás no placar. A igualdade em sets veio rápida e com Nauhany e Sol sofrendo apenas um game. Já no match tiebreak, o título foi disputado ponto a ponto e cada dupla teve um match point antes do ponto final, com o placar fechando em 4/6 6/1 12-10.
Após levantar o troféu, Naná, como é conhecida, falou sobre a rápida conexão com a parceira na competição. “Estou bem feliz. Eu e a minha parceira não tínhamos muito entrosamento, mas acho que essa semana conseguimos jogar muito bem juntas e deu muito certo”, celebrou.
CAXIAS DO SUL
Em Caxias do Sul, o tradicional clube Recreio da Juventude recebeu as finais das categorias 14 e 16 anos, válidas pelo circuito COSAT, e teve conquistas brasileiras. Na 14 anos feminina, o duelo entre as duas principais cabeças de chave do torneio resultou no título de Clara Coura. Ela venceu a também brasileira Eduarda Gomes por 7/6(5) e 6/1. Na competição 16 anos, a taça ficou nas mãos de Maria Eduarda Carbone, que bateu na decisão a peruana cabeça de chave 1 do torneio, Nicole Alva, com direito a pneu: 7/6(4) 6/0.
Nas competições masculinas o Brasil também esteve representado em quadra em ambas as finais, mas acabou ficando com o vice. No torneio 14 anos, Miguel Ferraz, cabeça 2, perdeu para o Ignacio Mejias. O venezuelano cabeça 1 da competição venceu de virada por 3/6 6/4 6/0. E na categoria 16 anos o título ficou com o argentino Demian Luna, que superou Gustavo Albuquerque por 6/1 6/0.