A Prefeitura de São Leopoldo está reorganizando o sistema de saúde para atender ao novo momento da pandemia. A Upa Zona Norte será exclusiva para atender pacientes suspeitos ou com diagnóstico positivo para o coronavírus.
Por conta disso, a emergências clínicas e pediátricas da Upa serão transferidas a partir de amanhã para o Hospital Centenário. Das 7h às 19h, o acesso para o atendimento pediátrico será pela entrada eletiva do hospital e, após este horário, na emergência da instituição.
O Centro de Saúde da Feitoria será referência para casos clínicos. Após a realocação de pacientes com coronavírus, o local passará por sanitização a partir da meia-noite ficará fechado. Reabrirá amanhã, sexta-feira, às 7 horas, para receber o atendimento urgência e emergência adulto de casos não relacionados à covid.
“A gravidade da situação nos exigiu uma mudança de estratégia no enfrentamento da pandemia. Os atendimentos no Centro de Atendimento ao Covid (CAC), montado no ginásio, em questão de 10 dias passou de uma média de 40 por dia para 200. Por isso a Upa será exclusiva para casos de coronavírus”, ressaltou o secretário da Saúde Marcel Frison.
Centenário amplia leitos para atendimento covid
Uma reorganização física foi necessária para ampliar os leitos exclusivamente para atendimento covid-19 no Hospital Centenário. Seis leitos clínicos, próximos à Área Covid, foram integrados aos 31 já existentes para atender o aumento de casos e a necessidade de acolhimento de novos pacientes. “A situação continua preocupante. Precisamos manter os cuidados e reforçar os esforços”, destacou a presidenta Lilian da Silva.
Os anúncios foram feitos durante live realizada na página da Rádio Prefeitura no facebook. O prefeito Ary Vanazzi propôs uma parceria com o Governo do Estado para usar o espaço do Monte Alverne, que pertence às Irmãs Franciscanas. A ideia é utilizar o espaço para atendimento, isolamento e recuperação dos pacientes menos graves da região. O local comporta até 120 leitos.
Resumo do novo modelo de atendimento
Upa Zona Norte: atendimento exclusivo para Covid
Hospital Centenário: segue com atendimento à Covid e assume como referência em atendimento pediátrico e clínico
Centro de Saúde Feitoria: atendimentos de urgência e emergência adulta