O governo do Rio Grande do Sul convocará 59 novos servidores para a Polícia Penal, sendo 56 agentes penitenciários e três administrativos. A partir de janeiro de 2025, com a vigência do Projeto de Lei Complementar 256/2024, mais 550 vagas serão abertas, ampliando o efetivo da corporação.
Desde 2019, já foram investidos R$ 1 bilhão no sistema prisional, incluindo a contratação de 3.335 servidores e a modernização de unidades. Entre os avanços, destacam-se o novo Módulo de Segurança Máxima na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, já em operação, e a implementação de bloqueadores de sinais em 23 presídios para combater a atuação de grupos criminosos.
Além disso, estão em construção novas casas prisionais em Passo Fundo e São Borja, com capacidade para 800 vagas cada, e a reestruturação do antigo Presídio Central, que será entregue em 2025 com 1.884 vagas modernas e foco na ressocialização.
Essas iniciativas integram o programa RS Seguro, que busca reduzir a criminalidade no Estado, reforçando tanto a segurança quanto a dignidade no sistema prisional.
Por Ascom RS