Para garantir o sucesso de uma campanha eleitoral, a comunicação eficaz com o eleitor é essencial. Nessa estratégia, o marqueteiro desempenha um papel crucial ao moldar a imagem do candidato e desenvolver a narrativa que o conecta com o público. Com essa perspectiva, Berlinda Entrevista conversou, na manhã desta terça-feira (29), o publicitário Zeca Honorato, responsável por coordenar campanhas vitoriosas como as de Heliomar Franco, em São Leopoldo, e Adiló Didomênico, em Caxias do Sul.
Com mais de 20 anos de experiência no marketing político, Zeca esclarece que o trabalho de campanha começa muito antes do período eleitoral. “Essa construção começa lá atrás. No caso do Heliomar, por exemplo, iniciamos o planejamento um ano antes. Queríamos que o eleitor conhecesse a pessoa por trás da figura pública. O Heliomar, além de delegado, declama poesias desde a adolescência e tem forte ligação com o tradicionalismo gaúcho. Esses elementos foram essenciais para aproximá-lo do público e criar uma imagem autêntica”, explica.
O papel da pesquisa na compreensão do eleitor
Para Zeca, entender o eleitor é a base de uma campanha bem-sucedida. “O maior instrumento em uma campanha eleitoral é a pesquisa qualitativa. Organizamos grupos mediadores para entender as percepções dos eleitores sobre a cidade e os desafios enfrentados. Em algumas ocasiões, como em São Leopoldo, realizamos entrevistas individuais, mais profundas e detalhadas, o que nos permitiu captar o que realmente importa para o eleitor”, revela.
Marketing político: um esforço coletivo
Zeca também destaca que o trabalho de marketing político exige uma equipe diversificada. “O marqueteiro é quem define o tom da campanha, mas a execução envolve muitos profissionais. Eu, por exemplo, além de liderar, sou responsável pelos jingles, roteiros de TV e rádio, além do material impresso. Para debates televisivos, por exemplo, não basta ter o conteúdo pronto; é preciso contar com uma equipe multidisciplinar, incluindo figurinista, publicitário e jornalista, para ensaiar o posicionamento e a postura do candidato. É um esforço coletivo que se reflete em cada detalhe da campanha”, conclui.