Marqueteiro responsável por campanha vitoriosa em São Leopoldo destaca importância da comunicação com o eleitor

Publicado em:

Para garantir o sucesso de uma campanha eleitoral, a comunicação eficaz com o eleitor é essencial. Nessa estratégia, o marqueteiro desempenha um papel crucial ao moldar a imagem do candidato e desenvolver a narrativa que o conecta com o público. Com essa perspectiva, Berlinda Entrevista conversou, na manhã desta terça-feira (29), o publicitário Zeca Honorato, responsável por coordenar campanhas vitoriosas como as de Heliomar Franco, em São Leopoldo, e Adiló Didomênico, em Caxias do Sul.

Com mais de 20 anos de experiência no marketing político, Zeca esclarece que o trabalho de campanha começa muito antes do período eleitoral. “Essa construção começa lá atrás. No caso do Heliomar, por exemplo, iniciamos o planejamento um ano antes. Queríamos que o eleitor conhecesse a pessoa por trás da figura pública. O Heliomar, além de delegado, declama poesias desde a adolescência e tem forte ligação com o tradicionalismo gaúcho. Esses elementos foram essenciais para aproximá-lo do público e criar uma imagem autêntica”, explica.

O papel da pesquisa na compreensão do eleitor

Para Zeca, entender o eleitor é a base de uma campanha bem-sucedida. “O maior instrumento em uma campanha eleitoral é a pesquisa qualitativa. Organizamos grupos mediadores para entender as percepções dos eleitores sobre a cidade e os desafios enfrentados. Em algumas ocasiões, como em São Leopoldo, realizamos entrevistas individuais, mais profundas e detalhadas, o que nos permitiu captar o que realmente importa para o eleitor”, revela.

Marketing político: um esforço coletivo

Zeca também destaca que o trabalho de marketing político exige uma equipe diversificada. “O marqueteiro é quem define o tom da campanha, mas a execução envolve muitos profissionais. Eu, por exemplo, além de liderar, sou responsável pelos jingles, roteiros de TV e rádio, além do material impresso. Para debates televisivos, por exemplo, não basta ter o conteúdo pronto; é preciso contar com uma equipe multidisciplinar, incluindo figurinista, publicitário e jornalista, para ensaiar o posicionamento e a postura do candidato. É um esforço coletivo que se reflete em cada detalhe da campanha”, conclui.

Confira a entrevista completa:
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=E5wL_cpTLtE[/embedyt]

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Caminhoneiro perde a vida em grave colisão na BR-116 em Canoas

Um grave acidente envolvendo três caminhões e cinco automóveis...

Terça-feira terá chuva forte em São Leopoldo e região do Vale dos Sinos

A chuva toma conta de São Leopoldo e boa...

Maternidade não é romantismo

A proposta do vereador Anderson Etter (PT) para que...

Pré-colapso: Amvag cobra mais agilidade do SUS

Levantamento realizado pela Amvag aponta que, só nas quatro...