Portal Integrador de Vacinação vence o Hackathon Tecnosinos 2024, evento com ideias inovadoras para a saúde

Publicado em:

A equipe Portal Integrador de Vacinação venceu o Hackathon Tecnosinos 2024. A sugestão é criar um aplicativo que busca unir Unidades Básicas de Saúde a fim de aprimorar a comunicação, gestão e prazos relacionados a cobertura vacinal, afirmando que a gestão estratégica e inovadora pode transformar a realidade da saúde pública.

Hackathon Tecnosinos 2024 ocorreu no último final de semana em dois dias e reuniu seis equipes que desenvolveram ideias inovadoras para o setor de saúde no Brasil. O evento era alusivo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), tendo o suporte do SebraeX e sendo ancorado pela Associação Educadora São Carlos e pelo Hospital Mãe de Deus.

Com a temática “Como podemos desenvolver soluções, utilizando tecnologias digitais emergentes, para superar as demandas e vulnerabilidades do Sistema Único de Saúde (SUS)?”, as equipes desenvolveram as ideias iniciais, sempre com orientação dos mentores e apresentando para banca avaliadora já no primeiro dia. Apontamentos feitos, entre palestras e novas orientações, o segundo dia foi de muito trabalho para entregar de fato soluções funcionais.

A segunda equipe colocada foi o projeto MINDSUS. A ideia nasceu por conta de dados alarmantes de suicídio entre jovens e adolescentes no Brasil, e o app tem por objetivo auxiliar os usuários para que tenham autoconhecimento, iniciando um processo de prevenção a depressão e outras doenças psicológicas.

Em terceiro lugar ficou o projeto SUSMap. A aplicação foi pensada para ajudar a gerenciar o tempo de espera e auxiliar no fluxo de atendimento das unidades de saúde, apresentando estimativa de tempo de espera para atendimento emergencial. Também mostra o fluxo de atendimento no momento da pesquisa atualizado de forma dinâmica, além de apresentar horários alternativos para busca ou agendamento de atendimento, evitando superlotação nas salas de esperas.

Premiações:

Para a equipe campeã, será ofertado ingresso ao programa de pré-incubação da Unitec (Unidade de Inovação e Tecnologia) e acesso aos cursos de capacitação oferecidos pelo Tecnosinos para os empreendedores por um ano. O segundo lugar também terá acesso aos cursos ofertados pelo Tecnosinos durante um ano, assim como o terceiro colocado.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Nesta terça-feira haverá limpeza do reservatório do Morro do Espelho; veja a programação do mês de julho

Durante o mês de julho, o Semae dará continuidade...

Égua é resgatada de valo no bairro Vicentina após ação conjunta

Uma égua foi resgatada na noite de ontem (29),...

PERIGO NA PISTA: Buraco na Avenida Feitoria requer atenção dos motoristas

Os motoristas que circulam na Avenida Feitoria sentido bairro...

Sem saber que o Refis foi prorrogado até 31 de julho, contribuintes lotaram o saguão da Prefeitura

Sem saber que o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS)...