Livros do Bicentenário de São Leopoldo serão lançados em novembro

Publicado em:

O evento de lançamento dos livros comemorativos do Bicentenário de São Leopoldo está agendado para o dia 27 de novembro. A reunião que definiu a data e tratou da distribuição das obras foi realizada ontem na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult). Participaram os representantes da Secult: o secretário adjunto, Jari da Rocha, a chefe de gabinete, Luciane Souza, a diretora administrativa e financeira, Lionella Goulart, o coordenador de patrimônio histórico, Márcio Linck; o coordenador da Comissão Histórica do Bicentenário e patrono da Feira do Livro de São Leopoldo em 2024, Erny Mügge, e o vice-coordenador, Martin Dreher.

Os títulos abordam temas centrais da história local: “Colônia Alemã de São Leopoldo: 200 Anos de História (1824-2024) – um Almanaque” e “São Leopoldo: Comemorações, Reflexões e Atualidades (1974-2024)”.

O evento deve reunir representantes de entidades, prefeituras, prefeitos e secretários de educação e cultura, além de autores da região, autoridades, membros do Consulado da Alemanha e do Governo do Estado, e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, SESC, escolas particulares, faculdades, setores religiosos e judiciários, assim como o Comitê do Bicentenário.

Após o lançamento, a previsão é de que os livros sejam distribuídos nas escolas municipais, estaduais e privadas. Cada município receberá uma quantidade variada de exemplares, e cada livro contará com cerca de 650 páginas.

Durante a reunião, Erny Mügge destacou a relevância do projeto: “A Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo, entre seus muitos desafios, assumiu a organização de dois livros em vista dos 200 anos da imigração alemã para o Brasil. Contamos com a colaboração de cerca de 50 pesquisadores e historiadores, especialmente dos municípios emancipados da antiga Colônia Alemã de São Leopoldo.”

Este evento é promovido pela Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo, em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, Secult e o Instituto Histórico de São Leopoldo, reafirmando o compromisso com a preservação e a celebração da história da imigração alemã na região.

Lançamento

Será realizado no dia 27 de novembro, às 18h30, na Sociedade Orpheu, localizada na Rua Brasil, 506, no Centro de São Leopoldo.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Vereador Anderson Etter (PT) garante R$ 1 milhão em recursos para São Leopoldo

O mandato do vereador Anderson Etter (PT) garantiu R$...

Nesta terça-feira haverá limpeza do reservatório do Morro do Espelho; veja a programação do mês de julho

Durante o mês de julho, o Semae dará continuidade...

Égua é resgatada de valo no bairro Vicentina após ação conjunta

Uma égua foi resgatada na noite de ontem (29),...

PERIGO NA PISTA: Buraco na Avenida Feitoria requer atenção dos motoristas

Os motoristas que circulam na Avenida Feitoria sentido bairro...