Cinco estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica da Universidade Feevale irão criar um protótipo de uma mesa para pessoas com deficiência, que deve contar com gaveta que abre com toque, ajuste de altura eletrônico e possibilidade de expansão da superfície, entre outras funcionalidades. A classe adaptada é para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ivoti.
Os universitários tiveram como inspiração um projeto que três alunas do 5º ano do Ensino Fundamental do Instituto Ivoti desenvolveram, no ano passado, para a feira de ciências da escola. O trabalho, que também foi selecionado para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec 2023, consistia na produção de uma classe que atendesse a maioria das necessidades de crianças com Transtorno de Espectro Autista.
Intervenção na Apae de Ivoti
A ideia, agora, é que o grupo de acadêmicos dê continuidade ao projeto das alunas do Instituto Ivoti, criando o protótipo físico da classe que, na Apae, será aproveitada para uso do computador. Ao apresentarem o diagnóstico que desenvolveram junto à entidade, os acadêmicos apontaram que mais de 100 pessoas, com idade entre 6 meses e 62 anos, e vindas de três diferentes municípios, são atendidas no local. O objetivo do projeto é contribuir para a inclusão dos alunos, facilitar acessos, preservar a ergonomia e dar visibilidade a causa, servindo de referência a outras instituições.
“A Apae apresenta diversos problemas estruturais, mas o mais urgente é o de falta de equipamentos. Na parte ergonômica, é preciso fazer muitas adaptações para que pessoas com deficiência consigam usar a mesa do computador. Essa adaptação se torna difícil tanto para os alunos quanto para os funcionários”, afirma Leonardo Henrique Fuhr, aluno da Engenharia Eletrônica que integra a equipe. Os demais acadêmicos são Vitor Mauer (Engenharia Mecânica), Gabriel Assmann (Engenharia Civil), Rafael Mayer (Engenharia Mecânica) e Carlos Augusto Griebler (Engenharia Mecânica). As professoras que ministram a o componente curricular são Daiana Cristina Metz Arnold (Engenharia Civil) e Cristine Kassick (Psicologia).