Uma decisão prática, fria e distante da realidade de quem teve a casa invadida, destruída pela enchente e agora estava na fila com a expectativa de preencher os critérios estabelecidos pelo poder público e privado, que precisam saber se sua situação ´é de atingido, desabrigado, desalojado para receber R$ 2 mil do SOS PIX. No dia 25 de junho enquanto os atingidos estavam na fila, o comitê mudou um dos critérios: que os novos cadastrados no CadÚnico estariam aptos a receber R$ 2 mil, se estivessem na listagem que o Estado recebeu até o dia 15/6.
Simples assim
Mais que indignação, o sentimento é de tristeza. Não basta perder tudo, ter que sair de casa, esperar a água baixar para limpar o que sobrou da construção que não é mais casa. Não há mais nada inteiro, não há mais história, memória, documentos. Precisa reconstruir com a ajuda dos amigos, vizinhos, voluntários que estendem a mão sem saber antes consultar em qual lista oficial seu nome aparece.
DS e AE
Quando a vereadora Ana Affonso assumir uma função no ministério extraordinário da reconstrução coordenado pelo ministro Paulo Pimenta, as duas maiores correntes internas do PT de São Leopoldo, Democracia Socialista (DS) e Articulação de Esquerda (AE), estarão representadas. A DS já está com sua cadeira garantida pelo ex-deputado Ronaldo Zulke.
PDT
O PDT de São Leopoldo se reuniu no início da semana para definir a nominata, mas os nomes só serão divulgados na próxima semana. Estranho. Será que bateu incerteza entre os pré-candidatos?
PL estadual
No PL estadual a disputa interna já é relacionada a 2026, disputa pelo Piratini. Tem mais gente de olho na presidência do partido com Giovani Cherini. O tenente coronel Zucco, que trocou o Republicanos pelo PL, quer o comando da sigla.