As secretarias municipais de educação de todo o Brasil tem até 7 de julho para responder o Levantamento Nacional – Retrato da Educação Infantil no Brasil: Acesso e disponibilidade de vagas. Objetivo é coletar informações complementares e atualizadas das redes de ensino para elaborar um diagnóstico da demanda não atendida por vagas em creches e pré-escolas em todo o território nacional.
O preenchimento do questionário deve ser realizado pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (SIMEC), acessando a plataforma diretamente na internet ou por meio do link enviado ao e-mail da secretária ou do secretário de educação dos municípios.
A participação de todas as secretarias é essencial para dimensionar a situação geral do país. Os municípios gaúchos em estado de calamidade pública devem computar as informações disponíveis até 27 de abril. Já os demais municípios brasileiros e o Distrito Federal devem utilizar os dados mais atualizados no momento do preenchimento.
A ação é uma realização do Ministério da Educação (MEC) e do Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e outras nove instituições e iniciativas.