Acostumada a embates, posicionamento firme no dia a dia da política, na Câmara de Vereadores, na defesa de questões sociais, habitação, da mulher estar onde quiser e internamente no partido, ontem (19)como presidente do PT de São Leopoldo, a vereadora Ana Affonso pediu aos militantes que a definição de pré-candidatos tivesse como prioridade ” um projeto que dê segurança e esperança à população”, ou seja, prevaleceu o consenso. “Passei no teste de fogo”, brincou Ana ao informar os dez pré-candidatos do PT na federação PT/PCdoB/PV para a eleição de outubro. Mesmo que tenha falado do “teste de fogo” brincando, quem não lembra da prévia de 21 de janeiro com o partido totalmente dividido entre Nestor Schwertner e Nelson Spolaor expondo disputas entre as correntes com risco de prejudicar o próprio governo.
Pré-candidatos
E foi num clima de reconstrução da cidade, do partido e das histórias que foram escolhidos os seguintes pré-candidatos: Anderson Etter; Clairton da Fé; Ismael Mendonça; Fábio Bernardo; Ricardo Luz; Schutze; Evandro Paixão; Nadir de Jesus; Karina Camillo; Gisa do HC. Conforme a presidente Ana Affonso, o pré-candidato Evandro Paixão não está na foto porque é professor na rede estadual no noturno.
Desigualdade
Acompanhar o acesso das famílias atingidas pela enchente aos auxílios dos governos do Estado e da União – SOS PIX e Auxílio Reconstrução – é ficar cara a cara com a desigualdade social. É saber que bem perto da gente a pobreza, a extrema pobreza e a exclusão estão cada vez mais presentes.
Colapsadas
As estruturas públicas, em todas as suas esferas, estão colapsadas. Não conseguem entregar os serviços essenciais para a população.