A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) já tem data para deixar São Leopoldo. No dia 16 de junho os mais de 300 agentes da Força Nacional terminam a missão de policiamento ostensivo e de busca e salvamento nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio.
A missão era para terminar no dia 17 de maio, porém o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, assinou a Portaria 687/2024 que autorizou a prorrogação.
Em São Leopoldo a Força Nacional ficou concentrada no batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida João Corrêa, próximo a rótula do Rio Branco.
A Força Nacional não é uma instituição como a Brigada Militar, Polícia Civil, o efetivo é composto por policiais militares, bombeiros, policiais civis e especialistas em perícia e conectada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O foco são operações de patrulhamento e salvamento em embarcações, reconhecimento terrestre, apoio à Brigada Militar (Polícia Militar gaúcha) e ao Corpo de Bombeiros, além de abordagens terrestres e aquáticas para resgate de pessoas e animais. Paralelamente, a equipe de polícia técnico-científica auxilia na identificação de vítimas, por meio da coordenação da Identificação de Vítimas de Desastres e no auxílio ao Departamento Médico-Legal.
Atividades Principais da Força Nacional:
- •Patrulhamento e salvamento em embarcações;
- •Patrulhamento terrestre;
- •Abordagens terrestres e aquáticas;
- •Salvamento de pessoas e animais ilhados.
O QUE É – A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem a missão de atender a serviços essenciais para a preservação da ordem pública, garantindo a segurança de pessoas e patrimônio. Além disso, atua em situações de emergência e calamidades públicas, desempenhando um papel vital em crises e desastres.