Foi assinado um convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e a Prefeitura de São Leopoldo, que resultou no empenho da liberação de recursos financeiros pelo Governo Federal. O objetivo principal deste projeto é ampliar as condições operacionais aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) na realização da Ronda Escolar.
O valor total da proposta é de R$ 918.300,02 e prevê a aquisição de três unidades de veículos policiais modelo SUV com adaptações específicas para as necessidades da GCM. Além disso, está incluso no projeto a aquisição de vinte kits elite, compostos por dispositivo elétrico incapacitante, coldre, porta-cartucho, maleta, bateria, carregador e alvo, que serão utilizados no trabalho de patrulhamento e abordagens.
Outro ponto importante do convênio é a inclusão de vinte unidades de câmeras fotográficas corporais (body cam), que serão utilizadas pelos agentes durante as operações, visando garantir a transparência e a segurança das ações da GCM.
O Inspetor Marcelo Rodrigues expressou satisfação pelo reconhecimento do Governo Federal ao trabalho realizado. “O investimento ajuda na manutenção do serviço que tem sido prestado e qualifica com equipamentos de última geração as equipes que estão diariamente nas 50 escolas do município”, destaca. A titular da Semusp, Giselda Matheus, enfatizou que o “objetivo é zerar o número de violências nas escolas com o trabalho preventivo da Guarda”, disse.