A secretária municipal de Direitos Humanos, Nadir Maria de Jesus, e o superintendente de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo, Valentin Thomaz, fizeram uma apresentação de panfletos e cartazes com dicas de prevenção à dengue, traduzido para o Espanhol pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), órgão ligado à ONU. O ato ocorreu no hall da Escola de Gestão Pública (EGP) na manhã desta terça-feira, 26.
Participaram as migrantes angolana Vânia Leite, haitiana Mamoucheka Celima e a cubana Marisol Alvarez.
O material será disponibilizado nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Esta iniciativa vem reforçar as boas práticas da Prefeitura no acolhimento aos migrantes. As ações, que também têm parcerias de diferentes secretarias e instituições, nos asseguraram o reconhecimento com o Selo MigraCidades, concedido pela OIM e Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, destacou.
A médica cubana, Marisol Alvarez, especialista em Medicina Geral Integral, elogiou o trabalho de acolhida aos migrantes e ressaltou a importância da prevenção da dengue.
“A dengue é uma enfermidade que está afetando o mundo todo, sobretudo o Brasil e o RS pelas suas estatísticas e também teve muito aumento. É muito importante que a população, a comunidade conheça sobre esta enfermidade, sobre sua profilaxia (prevenção), pois prevenir é melhor do que curar. Então é importante que toda a população conheça e tome uma série de medidas de prevenção em suas casas”, ressaltou.
Também participaram da atividade as integrantes da Sedhu, psicóloga Vilene Moehlecke, a assistente social, Renata Militão, chefe de Gabinete, Basilia Cantanhede, e a diretora de publicidade da Scom, Deisi Silva.