A Polícia Civil apresentou no South Summit Brazil 2025, que ocorre em Porto Alegre, a Delegacia Online (DOL). A ação foi realizada no estande do Governo do Estado, localizado no marketplace do evento, e teve como objetivo divulgar a plataforma digital de registro de ocorrências.
Durante a apresentação, conduzida pelos Delegados de Polícia Ricardo Milesi, Rafael Soccol Sobreiro e Melina Zogbi Bueno Corrêa, todos do Departamento de Tecnologia da Informação Policial, foram exibidos vídeos institucionais e distribuída uma cartilha explicativa sobre o funcionamento da DOL. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a modernização do atendimento e a ampliação do acesso à população. A delegacia virtual permite que os cidadãos realizem registros de forma rápida e segura, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade policial, evitando trânsito e eventuais filas.
A DOL vem sendo continuamente aprimorada e customizada para oferecer um atendimento mais específico a diferentes públicos, como mulheres vítimas de violência, pessoas em situação de vulnerabilidade e integrantes do setor agropecuário.
A participação no South Summit reforça a importância da inovação tecnológica na segurança pública e evidencia o esforço da Polícia Civil em estar cada vez mais próxima da sociedade.
Veja abaixo como registrar um Boletim de Ocorrência pela DOL:
- 1. Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou smartphone (www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol).
- 2. Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário endereço de e-mail válido.
- 3. Se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções. Para outros fatos, clique no botão “Registro Geral” para preencher o formulário disponível. É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que aconteceu.
- 4. A partir do início do registro já será gerado um número de protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas para quem tem Login Cidadão RS).
- 5. Finalizado e enviado registro, é necessário aguardar a validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade.
- 6. Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de um PDF – documento que tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de Polícia.
- 7. Você pode imprimir esse documento caso necessite apresentá-lo.