“Eu não vou abandonar as centenas de mulheres que se inspiram em mim. A minha luta, o meu projeto de vida é por uma sociedade melhor”, disse a ex-vereadora Ana Affonso (PT), no Berlinda News Entrevista desta quinta-feira (10), após pedir a exoneração de servidora municipal da Prefeitura de São Leopoldo para assumir a coordenação da bancada do PT na Câmara de Vereadores. Ana era do quadro da Secretaria Municipal de Educação (Smed) como professora das séries iniciais com duas matrículas.
A exoneração das duas matrículas foi uma decisão dos últimos dias após aguardar pela resposta do Executivo ao pedido de cedência enviada pela presidência da Câmara de Vereadores no início de janeiro. “Foi um período difícil, de angústia e de silêncio aguardando pela resposta para que eu pudesse seguir atuando na política, porém quando ficou claro que era uma situação política não contra a Ana mas contra o PT, não teve outro caminho. Foi duro, foi difícil mas agora estou livre para fazer política sem tentar dialogar com quem não quer diálogo”, afirmou.
Agenda com o prefeito
Conforme Ana, após várias conversas na Smed com o secretário Jeferson Falcão e com a adjunta Cris Roos, ela (Ana) decidiu seguir a sugestão do secretário Falcão para que falasse com o prefeito Heliomar Franco. ´´Solicitei agenda com Guilherme Magro do gabinete do prefeito que no dia seguinte retornou dizendo que estava difícil, mas seguiria tentando e até hoje não aconteceu´´.
Respeito
Como presidente municipal do PT, Ana Affonso destaca que muitas vezes a polarização provoca colisões entre os partidos PL e PT. ´´Mas isso não significa que o PT seja proibido de fazer política pela comunidade. Temos quatro vereadores que estão trabalhando e merecem todo respeito assim como o meu partido, o PT, a quem devo minha carreira política. É impossível não reconhecer tudo o que o PT fez em São Leopoldo com os quatro mandatos do prefeito Vanazzi. É pra isso que preciso seguir na política em defesa do PT, dos vereadores, da cidade e da democracia´´, disse a ex-vereadora que na tarde de hoje (10) entregará a documentação para a nomeação como coordenadora da bancada.
Na estrada
Sobre 2026, Ana Affonso é naturalmente pré-candidata à Assembleia Legislativa onde já esteve como deputada titular e hoje é 1ª suplente. “Já estamos na estrada afinal em 2022 fizemos mais de 35 mil votos”, observa.
OUÇA ABAIXO A ENTREVISTA COMPLETA