Começou nesta quarta-feira (09) o primeiro Festival de Páscoa Ostern São Léo realizada pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) em conjunto com o Sesc e de acordo com o diretor de turismo da pasta, Sulino Camargo, sem recursos financeiros do governo, apenas com patrocínio de empresas da região.
A festa vai até sábado (12), no Largo Rui Porto, em baixo das pirâmides onde estão as famosas casinhas enxaimel usadas na São Leopoldo Fest. Ao todo, são oito delas vendendo lanches e artesanato do pessoal da Economia Solidária.
Nessa primeira edição, a entrada é gratuita e a programação está mais voltada para os pequenos. Até sábado, a previsão segundo Camargo, é de receber no local cerca de 1.500 alunos da Rede Municipal de Ensino que estão indo diariamente assistir às peças de teatro. Só nesta quarta, estiveram presentes 450 crianças das escolas municipais Otília Rieth e Osvaldo Aranha. “E amanhã são esperadas mais 400 estudantes”, contou Camargo.
A participação da criançada, porém, não se resume apenas em aproveitar a festa. Eles também puderam ajudar a decorar o local. Alunos das escolas municipais fabricaram as Osterbaums, árvores de Páscoa tradicionais da cultura germânica e que estão decorando o espaço. “Quando recebemos o convite para participar do evento, fiquei muito animada e logo inscrevi a minha turma para fazer a confecção da árvore. Eu gostei da proposta porque conseguimos envolver as famílias nesse processo também. Os alunos produziram em casa ovos com garrafa pet e decoramos eles em sala de aula”, ressaltou a professora Lara Jocob.
Primeira edição
Regina Caetano, vice-prefeita e titular da Sedettec falou na abertura do festival sobre a importância de ter um evento como este no município. “Estou feliz porque conseguimos unir a parte lúdica da Páscoa, resgatando nossa cultura e envolvendo a comunidade escolar nesse processo. Queremos que esse evento entre no calendário do município e se torne uma tradição em nossa cidade”, afirmou. Regina também enfatizou a importância da ajuda de patrocinadores e empresários, possibilitando a execução do projeto sem uso de recursos públicos. “A Sedettec teve esse entendimento de proporcionarmos um momento de reflexão, cultura e arte e, em especial, divulgar o turismo do nosso município para o Estado”, declarou a diretora do Sesc São Leopoldo, Andrea Guedes.
Confira a programação completa
10/04 (quinta-feira, manhã e tarde)
* 1 apresentação de teatro
* 2 oficinas (manhã e tarde)
* Brinquedos infláveis
* Presença do Coelho Léo
11/04 (sexta-feira, tarde e noite)
* 1 apresentação de teatro (tarde)
* 2 oficinas (tarde)
* 1 apresentação musical (noite)
* Brinquedos infláveis
* Presença do Coelho Léo
12/04 (sábado, tarde e noite)
* 1 contação de histórias (tarde)
* 2 oficinas (tarde)
* Apresentação de coral (noite)
* Espetáculo “Paixão de Cristo” (noite)
* Brinquedos infláveis
* Presença do Coelho Léo