Conforme o Painel Epidemiológico da Dengue, gerenciado pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul já tem 4.918 casos confirmados da doença neste ano. Em investigação, ou seja, aguardando resultado do exame, são 12.385 pessoas.
Em São Leopoldo, o número de casos confirmados da dengue não subiu. Até o momento, foram 14 pessoas que testaram positivo para a doença. O número de pessoas esperando o resultado do exame, porém, subiu de 90 para 113.
A preocupação nesta época do ano cresce, já que o outono é uma estação conhecida por alternar dias de chuva com calor, criando assim, o ambiente favorável para a criação de ovos do mosquito aedes Aegypti.
De janeiro a março deste ano, o Brasil registrou 502.317 casos prováveis de dengue. Durante o período, foram confirmadas 235 mortes pela doença, enquanto 491 óbitos permanecem em investigação. O coeficiente de incidência no País, neste momento, é de 236,3 casos de dengue para cada 100 mil habitantes.
Ainda neste mês, o Rio Grande do Sul registrou a primeira morte por dengue. A vítima foi uma mulher com 59 anos, de Porto Alegre. Ano passado, São Leopoldo teve 23 óbitos pela doença.