A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) de São Leopoldo já está vacinando o grupo prioritário contra a gripe que, este ano, inclui também os trabalhadores dos Correios. Além deles, já podem se imunizar os idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, jovens sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas.
De acordo com a coordenadora de Imunização de São Leopoldo, Karen Carvalho, que participou do programa Tá na Hora, nesse primeiro momento, a cidade recebeu um lote com 5.990 doses que foram distribuídas nesta quarta-feira (02) para as unidades de saúde. Segundo ela, a hora de se vacinar e se proteger contra os vírus H1N1 e H2N3 é agora. “O bom é se vacinar antes do frio chegar”, ressaltou.
Apesar da campanha nacional começar apenas no dia 7, a coordenadora afirmou que o município se adiantou e por isso, que faz parte do grupo prioritário já pode buscar uma das seguintes unidades para receber a dose: Cohab Duque, Cohab Feitoria, Santo André, Santa Marta, Rio Branco, Parque Mauá, Centro do Idoso, Scharlau, São Cristóvão, Pinheiro, Trensurb, Materno, Paim, Brás, Santos Dumont, Rio dos Sinos, Imigrante, Madezzati, Campestre e Campina.
“É fundamental que a população prioritária procure os postos de vacinação para garantir a imunização contra a gripe, especialmente com a chegada do inverno. Novos lotes da vacina devem ser enviados ao município ao longo da campanha para ampliar a cobertura vacinal”, destacou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.
Já em relação a vacina contra a dengue que também segue o calendário nacional, podem se imunizar crianças de 10 a 14 anos. Segundo Karen Carvalho, porém, cerca de metade dos pequenos que receberam a primeira dose ainda não receberam a de reforço. “A proteção só é efetiva com duas doses”, alertou.