São Leopoldo deu mais um passo na informatização do sistema municipal de saúde. Foram entregues na tarde de ontem (1º), no gabinete do Prefeito, 68 tablets para cada agente comunitário de saúde do município. Os servidores, que atuam nas comunidades prevenindo doenças, receberão um curso de qualificação para manusear o aparelho e o aplicativo.
Os equipamentos são georreferenciados, o que possibilita saber a localização em tempo real de cada agente. Presente na entrega, o prefeito Heliomar Franco lembrou que a modernização da gestão pública é um compromisso da atual gestão. “Vocês estão na linha de frente levando as políticas públicas aos usuários. Conheci outros municípios, outros sistemas de trabalho e senti que São Leopoldo precisava avançar nessa questão. Agora a tecnologia chegou na mão de vocês. O trabalho será executado de forma muito mais rápida, entrando no sistema de forma igualmente ágil. Isso proporciona uma instantaneidade no atendimento e na informação repassada”.
A Prefeitura investiu R$ 87.500 na aquisição dos materiais que contam com um módulo de mobilidade chamado Pulsos, que permite o controle dos equipamentos. Através dele é possível ver as rotas que foram feitas com o aparelho, por meio do GPS em tempo real, emitir alertas para o usuário, bloqueio e fazer a adição de aplicativos e acessos.
Qualificação da gestão
Diante dos agentes, a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves salientou que os tablets tornarão a gestão mais próxima dos servidores e dos usuários. “Os novos equipamentos aumentam o controle e a produtividade, pois as visitas são registradas no sistema em tempo real. Essa ferramenta qualifica o trabalho de todos e, na condição de gestora, teremos acompanhamento preciso dos dados e dos números. Vocês entendem a realidade do paciente, vivem o cotidiano. Agora temos uma maneira de estar perto do trabalho e dos resultados”.
Na sequência, o diretor de Tecnologia e Inovação da Saúde, Gustavo Beuren, realizou a primeira apresentação dos novos aparelhos aos agentes. A capacitação ocorrerá na primeira quinzena de abril.