A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Oreste, da região Nordeste de São Leopoldo, iniciou a semana dedicada ao autismo. Na programação uma presença ilustre marcada para quinta-feira (3). O Boy Billy Ânderson. Ele participará do Seminário dedicado ao autismo.
Bily Anderson Batista Cassol, 30 anos, é autista, morador de Novo Hamburgo, e está conquistando o público através da cultura hip-hop. Em fevereiro participou do Programa Caldeirão do Mion da Globo.
Conforme a diretora Lucila Costa, a escola conta com cerca de 30 alunos com transtorno do espectro autista (TEA) e trabalhar esse tema significa mostrar a capacidade deles e o potencial de cada um.
A professora Mirian Teresinha Zimmer Soares, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola, diz que lidar com essa pauta é “compreender que as dificuldades do processo de amadurecimento não são fáceis e nem rápidas, mas não são impossíveis”, comenta.
Ainda de acordo com a professora, “cada aluno carrega um grande potencial e cabe ao AEE decobrir e ajudar a tirar barreiras para que ocorram o desabrochar, para que ocorra a autonomia e o protagonismo”.
OFICINA DE ROBÓTICA
Nesta terça-feira, dentro da programação, houve oficina de robótica para os alunos do AEE. O convidado especial foi um Uriel Kaua Moraes de Brito, ex- aluno da escola que transtorno do espectro autista.
A Escola Padre Orestes conta com cerca de 1 mil alunos.