O 25º BPM preparou um ambiente específico para acolher as mulheres vítimas de violência doméstica.A Sala da Patrulha Maria da Penha foi inaugurada nesta tarde (31) com a presença das autoridades de segurança que integram a rede municipal de proteção. ” As mulheres estão denunciando mais porque sabem que o agressor sofrerá consequências e elas (vítimas) são assistidas com as visitas da patrulha”, destacou o comandante 25º BPM, Silva Bueno destacando a qualificação da equipe formada por mulheres e homens. “A soldado Andréa inclusive recebeu prêmios pelo trabalho que ela faz”, disse.
“Todas as pessoas que estão aqui sabem a importância e a qualidade da rede de proteção à mulher vítima da violência. Agradeço muito mesmo a presença de todos que tem uma importância fundamental para a garantia do nosso trabalho e principalmente a proteção de toda a população “, agradeceu o comandante.
” Peço que vocês patrulheiros não desistam desse trabalho, vocês são fundamentais. Isso aqui é sobre respeito, sobre reconhecimento, infelizmente ainda não conseguimos fazer com que a sociedade, principalmente os homens, entendam e saibam que cada um tem o direito de escolha. Temos muito trabalho pela frente”. Major Bibiana Menezes
O comandante do 25º BPM destacou a importância do envolvimento da sociedade civil citando e agradecendo o empresário Gilmar Rabaioli , da Rototec, pela ajuda constante à corporação.
O coronel Bueno, irmão do comandante do 25º BPM , tenente coronel Silva Bueno também prestigiou a inauguração do espaço que na prática é mais um avanço da proteção às mulheres.
Representantes dos poderes
O comandante destacou as representantes de todos os poderes , BM, Polícia Civil, Judiciário, Ministério Público, Executivo e Legislativo presentes no evento como a diretora do Fórum, Jaqueline Hofler; juíza da Vara da Violência Doméstica de São Leopoldo, Rebeca Roquetti Fernandes; Promotora de Justiça, Marcela Romera; Titular da Deam, delegada Michele Arigony; Secretária de Assistência Social de São Leopoldo, Simone Dutra; presidente da Câmara de Vereadores, Iara Cardoso.
Em São Leopoldo os órgãos de segurança específicos para o atendimento e combate à violência doméstica são: Patrulha Maria da Penha, pela BM; Delegacia de Mulher, pela Polícia Civil; Ronda Lilás pela, Guarda Civil Municipal (GCM); Secretaria Municipal das Mulheres; Centro Jacobina.