As prefeituras de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas estão fazendo na manhã desta segunda-feira (31) uma ação integrada denominada Operação Resgate – Trilhos do Bem, com o objetivo de atender pessoas em situação de rua.
Aqui em São Leopoldo, as equipes foram divididas em cinco grupos para fazer as abordagens e nesse momento, uma delas está na Avenida Mauá perto da Avenida Imperatriz Leopoldina, onde só neste pequeno trecho tem cerca de cinco pontos com pessoas em situação de rua.
O atendimento também está ocorrendo na Rua Independência e outras áreas do Centro.
A intenção maior é estabelecer vínculo e possibilitar encaminhamentos para república ou aluguel social e acompanhamentos voltados para a inclusão, além de atendimento de saúde com exames básicos e serviço psicossocial, acolhimento para vítimas de violência doméstica, encaminhamento para empregos e capacitações, entre outras ações.
“A ação busca recuperar a dignidade das pessoas através de uma abordagem humanizada e integrada, atuando simultaneamente nos municípios da região metropolitana e do Vale dos Sinos”, afirmou a secretária de Assistência Social, Simone Dutra.