No programa Tá na Hora de sexta-feira (28) a secretária de Saúde, Kelbe Gonçalves Rodrigues fez um panorama da saúde em São Leopoldo chamando atenção para reclamação, críticas, polêmica e discurso na tribuna: pediatra e ginecologista nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Muitas pessoas me perguntam porque não tem ginecologista e pediatra nas UBS, portanto para ficar bem claro. Conforme o Ministério da Saúde o médico de família atende a família inteira. Se a mulher precisa de um atendimento especializado, será encaminhada para o Centro de Saúde Capilé. Sobre pediatra, se for urgência, temos pediatra 24 horas no Hospital Centenário, no Centro de Saúde da Feitoria e na UPA”, destacou Kelbe.
Há muito tempo
Sobre ginecologista e pediatra na rede municipal, a secretária Kelbe não falou nenhuma novidade. Há muitos anos a estruturação da saúde pública funciona dessa forma, ou seja, médico de família na UBS e especialidades em outros locais. Por desconhecimento ou disputa partidária, muitas vezes esse assunto é usado de maneira totalmente equivocada por quem deveria informar, que são os agentes públicos.
100 dias
Nos últimos dias integrantes do sétimo andar, do núcleo diretamente ligado ao prefeito Heliomar Franco (PL), dão a entender que o dia 10 de abril, 100 dias de governo, será uma data importante e que poderá trazer surpresas. A pergunta é: novos serviços, projetos ou algo relacionado com a administração anterior ou novidades para o crescimento da cidade.