Diante do aumento no número de casos de dengue em São Leopoldo – de dez para 14 em apenas 15 dias – a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) iniciou o processo de contratação de 25 novos agentes, aumentando assim a equipe responsável por monitorar os focos do mosquito aedes Aegypti na cidade.
Segundo a titular da pasta, Kelbe Gonçalves, entrevistada no programa Tá na Hora desta sexta-feira (28), atualmente são 19 agentes. “Essa semana mesmo já começaremos a habilitar esses novos agentes aumentando assim a equipe de endemias que passará a ter 44 pessoas”, explicou ela que ressaltou a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito da dengue.
“O cuidado depende de todos nós. Nossos agentes estão fazendo as visitas e onde é encontrado o foco é feita a vistoria em um raio de 150 metros. Estamos fazendo todo esse controle, a equipe está 100% voltada para isso, mas precisamos que a população faça também a sua parte.”
O quadro epidemiológico do município é atualizado diariamente, mas até hoje havia 266 notificações e 90 casos da doença sendo investigados. Ano passado, São Leopoldo registrou 23 óbitos por dengue e a Secretaria Estadual de Saúde já confirmou a primeira morte deste ano: uma mulher de Porto Alegre com 59 anos.
Vacinas
Além de manter os ambientes propícios para o mosquito limpos e secos, outra maneira de prevenir a doença é a vacina. No momento, São Leopoldo está imunizando crianças de 10 a 14 anos nos seguintes locais: UBS Imigrante, Cohab Duque, Rio Branco, Scharlau e Materno Infantil.