Em entrevista ao jornalista Juliano Palinha para o programa Tá na Hora desta sexta-feira (28), a secretária de Saúde de São Leopoldo, Kelbe Gonçalves, informou que está em andamento o processo para tornar a UPA Scharlau em Regional, incluindo ao atendimento a população de Portão e Estância Velha.
“Participamos em fevereiro da reunião com os secretários de saúde do Estado e já levamos esta pauta, agora vamos receber a resposta para poder então, transformar a UPA Scharlau em Regional”, explicou.
Outra novidade é a instalação de uma UPA tipo três na Feitoria. “A ideia é mudar de local a UBS Imigrante, permanecendo na Feitoria, mas em outro espaço e transformar o Centro de Saúde na UPA III que poderá atender cerca de cinco mil pessoas. Já cadastramos a UBS Imigrante no Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal para poder realizar esta mudança. Nos próximos dias também será instalado o raio x no Centro de Saúde, já na sala onde ficará quando iniciarmos com a UPA III para que não tenhamos nenhum tipo de transtorno com o aparelho”, detalhou a secretária.
Atualmente, a UPA da Scharlau atende cerca de dez mil pessoas.