Um forte terremoto, de magnitude 7,7, atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), segundo registros do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O epicentro do tremor foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Sagaing, a uma profundidade de 10 km, segundo o USGS.
Os tremores foram sentidos em países vizinhos, como a Tailândia e o sudoeste da China. Vídeos publicados nas redes sociais mostraram danos a prédios em Bangkok, capital da Tailândia, a centenas de quilômetros de distância do epicentro.
Há relatos sobre estradas e ruas danificadas na capital de Mianmar, Naypyidaw.
Um membro de uma equipe de resgate em Mandalay, no centro de Mianmar, disse à BBC que “os danos são enormes” e o “número de mortes também é bem alto”.
“O número exato de vítimas ainda não é conhecido, mas está pelo menos na casa das centenas”, disse.
Tremores comuns
Os terremotos são relativamente mais comuns em Mianmar, em comparação com a Tailândia.
Entre 1930 e 1956 houve o registro de seis fortes tremores com magnitudes superiores a 7 próximos à falha de Sagaing, que corta o centro do país, segundo a agência de notícias AFP, citando dados do USGS.
A Tailândia não está em uma zona de terremotos, e raramente tremores são sentidos no país.
Os edifícios em Bangkok não são planejados para resistir a fortes terremotos, razão pela qual houve registros de colapsos na capital tailandesa.