Nesta sexta-feira (28), ocorre no Espaço Sicredi Feitoria o espetáculo “Um sonho possível”, do Grupo de Danças Orpheu. O espetáculo tem duração de 1h15 e ocorre a partir das 19h30 de forma gratuita. Os convites podem ser retirados através do whatsapp da escola, (51) 9989-7735, com Marialva Machado.
“Acreditamos no poder que Arte tem de sensibilizar, conscientizar e ampliar os horizontes, tanto de quem pratica, quanto do público que assiste. Só existe Arte no Encontro entre Público e Artista, portanto, precisamos que o público venha assistir trabalhos de dança! E, principalmente, que criem este hábito nas novas gerações!”, diz Marialva Machado, diretora do Grupo de Danças Orpheu.
O projeto foi contemplado pelo edital Retomada Cultura RS da Funarte, edital que tinha por objetivo retomar a produção artística nas cidades atingidas pela enchente com vistas a auxiliar o setor cultural dos municípios do Rio Grande do Sul que tiveram estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo no 36, de 7 de maio de 2024.
O espetáculo “Um Sonho Possível” passou por Canoas e mobilizou estudantes das escolas municipais e estaduais, contou também com a presença da representante do Sindicato dos Artistas (Sated/RS) e das escolas de dança da cidade.
Um Sonho Possível, esperança pós enchente
Composto por 60 bailarinas (os) e 5 coreógrafas (os), “Um Sonho Possível” aborda temas do cotidiano brasileiro, como os avanços tecnológicos que revolucionaram a medicina, a comunicação e a cultura; O amor e o respeito é o caminho para a produção de igualdade e combate ao medo, bem como a inclusão e equidade fortalecem a diversidade de povos. Acompanhado por uma trilha sonora totalmente nacional, o espetáculo constroi reflexões sobre as mudanças e avanços que já foram alcançados, e que, todos os sonhos são possíveis.
O espetáculo inspira-se no poema “Se Não Der pra Ser Amor, Que Seja ao Menos Respeito” do Bráulio Bessa como um norte ao diálogo, pois esse poema destaca a importância do amor e do respeito, abordando questões de preconceito, racismo, homofobia e outras formas de intolerância, enfatizando que a diversidade é algo a ser celebrado e respeitado.
O Grupo de Danças Orpheu ficou 30 dias embaixo d’água
O Grupo de Danças Orpheu tem 38 anos de atuação em São Leopoldo e ficou mais de um mês com água até o teto no ano passado durante a enchente. O Grupo conseguiu reformar a escola e como contrapartida o objetivo do Grupo foi apresentar nas cidades também atingidas pela enchente.
“Nossa missão é ampliar o público de dança, fortalecer a cultura das cidades, e convidar estudantes, professoras e toda a comunidade, para nos assitir de forma gratuita! Temos responsabilidade em fortalecer a DANÇA em nosso estado e principalmente em São Leopoldo” reforça Marialva.
Serviço:
- O que? Espetáculo “Um Sonho Possível” – Circulação
- Grupo de Danças Orpheu
- Local: Espaço Sicredi Feitoria, Av. Feitoria, 5070 – Feitoria, São Leopoldo – RS
- Quando? 26 de marços
- Sessão: 19h30 – Entrada Gratuita
- Retirada de ingressos antecipada com Marialva Machado pelo whatsapp (51) 9989-7735.
- Para mais informações e marcações de entrevistas: Marialva Machado Diretora do Grupo de Danças Orpheu. Contato: (51) 9989-7735.